Profissionais do setor cultural de Salvador irão receber auxílio emergencial

Um dos setores mais atingidos pela pandemia da Covid-19 é o segmento cultural e de eventos em Salvador. Para minimizar os impactos econômicos causados pelas medidas de isolamento social contra o novo coronavírus, a Prefeitura da capital baiana anunciou, nesta quinta-feira (25), a criação do programa SOS Cultura. A iniciativa irá conceder auxílio emergencial no valor de R$1,1 mil para profissionais do setor. 

Terão direito ao valor pessoas que atuam em diversos segmentos, como arte de rua, audiovisual, circo, cultura identitária e popular, dança, gestão cultural, literatura, patrimônio cultural, teatro, trabalhadores do centro histórico, de eventos, entre outras áreas. Um dos critérios é que os beneficiários deverão ter tido renda declarada de no máximo três salários mínimos, em 2020. 

Para ter acesso ao SOS Cultura os profissionais devem residir em Salvador, serem inscritos nos cadastros municipais ou cadastrados até 18 de março deste ano. Os trabalhadores da área da cultura devem estar cadastrados na Fundação Gregório de Mattos (FGM) em plataforma própria e validados mediante documentação pessoal e documento comprobatório da sua atuação cultural. 

Também integram a lista os trabalhadores do setor de eventos e eventos sociais cadastrados na Empresa Salvador Turismo (Saltur) ou na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Emprego e Renda (Semdec), conforme pleitos das organizações representativas do setor; e trabalhadores do Centro Histórico cadastrados na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult).