Exposição fotográfica em homenagem a Salvador é aberta ao público

Com a flexibilização das atividades econômicas e a reabertura dos shoppings centers, a exposição fotográfica Salvador 472 anos: afetos, olhares e história agora estará aberta à visitação até 30 de abril, no Espaço Barra Gourmet do Shopping Barra. Diferentes olhares, composições e ângulos de diversos lugares foram registrados pelas lentes de 16 fotógrafos: Alci Macedo, Álem Silva, Aluísio Fiorin, Antônio Dorge Studart, Celo Hermida, Conceição Gaspar, Eduardo Quintela, Elton Freitas, Flávia Pena Cal, Guilherme Motta, Marcos Barbosa, Marcus Sampaio, Rodrigo Lima, Rodrigo Salvador, Victor Garrido, Will Recarey.

“Sempre que podemos, homenageamos essa cidade linda, que é uma fonte inesgotável de inspiração e lindas paisagens”, conta Karina Brito, gerente de Marketing do Shopping Barra. Cenas do Subúrbio Ferroviário, Lagoa do Abaeté, Cidade Baixa, Pelourinho, Itapuã, Barra, entre outros pontos turísticos, foram retratados sob uma nova perspectiva. “Salvador é uma cidade luz, uma cidade única. Em cada canto tem uma beleza a ser observada, tem cultura, tradição, diversidade, tem gente e cor. Mostrar essa pluralidade com riqueza e intensidade é o nosso maior objetivo”, conta o fotógrafo e curador da exposição Álem Silva.

O desafio de fotografar a cidade

Perceber e extrair a beleza das coisas comuns ao dia a dia, que muitas vezes não são percebidas, é o grande desafio ao fotografar a cidade, segundo a fotógrafa Flávia Pena Cal. “A minha foto retrata a fé no Senhor do Bonfim. Para o soteropolitano, o ano começa ali, após a benção e de ter amarrado a fitinha na grade da Igreja do Bonfim”, explica a fotógrafa.

Ao contemplar uma foto, um momento eternizado de Salvador, o visitante tem a oportunidade de ver com outros olhos algo que ele já não enxergava. “Perceber um detalhe, uma cor, uma luz, e se encantar com aquele mesmo “lugar-comum”. Isso é surpreendente”, conta Celo Hermida.

Para o fotógrafo Marcos Barbosa, Salvador é uma das cidades mais fotogênicas do mundo. “Temos um povo alegre que gosta de ser fotografado, uma cultura fascinante, belíssimas paisagens naturais e pontos turísticos que só de apontar as lentes já registramos lindas fotos”, comenta.

A exposição é também um incentivo para os baianos visitarem alguns pontos turísticos que ainda não conhecem. “A Lagoa do Abaeté, por exemplo, foi revitalizada e está com uma segurança espetacular. O registro dessa beleza natural é um chamado para que todos a visitem”, convida o fotógrafo Alci Macedo.

Serviço:

O quê: Exposição Salvador 472 anos: afetos, olhares e história

Quem: Alci Macedo, Álem Silva, Aluísio Fiorin, Antônio Dorge Studart, Celo Hermida, Conceição Gaspar, Eduardo Quintela, Elton Freitas, Flávia Pena Cal, Guilherme Motta, Marcos Barbosa, Marcus Sampaio, Rodrigo Lima, Rodrigo Salvador, Victor Garrido, Will Recarey.

Onde: Espaço Barra Gourmet do Shopping Barra (Avenida Centenário, 2992, Chame-Chame)

Quando: Até 30 de abril (horário de funcionamento do shopping)

Quanto: Entrada gratuita

Rafael Veloso

Jornalista formado pelo Centro Universitário da Bahia - Estácio em 2009. É editor-chefe do site Rafael Veloso.com.br desde 2003. Atuou com produção de programas de TV e rádio, tem experiência com web jornalismo e há 11 anos trabalha com Assessoria de Comunicação Interna e Externa. E-mail: contato@rafaelveloso.com.br.