Festival de Teatro do Interior da Bahia retoma programação on-line

O 4º Festival de Teatro do Interior da Bahia retoma sua programação a partir desta quarta-feira (dia 5), com transmissão on-line. Adiada em março do ano passado por conta da pandemia, a mostra volta a chamar atenção para a produção teatral do interior baiano, apresentando as montagens que foram selecionadas para concorrer ao Prêmio Braskem de Teatro, na categoria de Espetáculo do Interior. As apresentações acontecem entre os dias 5 e 28 de maio, com transmissão em tempo real, sempre às 16h. Todas as sessões serão gravadas e os espetáculos ficarão disponíveis no canal do Festival no YouTube.

O espetáculo A Travessia do Grão Profundo, da cidade de Irecê, reabre a mostra nesta quarta-feira (dia 5), às 16h. No domingo (dia 09), será a vez da peça Marama, do município de Lauro de Freitas participar do Festival de Teatro do Interior da Bahia. Dos 60 espetáculos inscritos nesta edição do festival, representando diferentes regiões do estado, 12 foram selecionados para as mostras competitivas, sendo que quatro foram apresentados em janeiro do ano passado, antes do início da pandemia, em Jequié. Das oito peças restantes que iriam se apresentar em Camaçari e Itabuna, sete terão a encenação transmitida no canal do Teatro da Bahia no YouTube, já que um dos grupos selecionados optou por não continuar no festival.

Oficinas

Com o retorno, o festival ganha novos cenários e as apresentações serão transmitidas remotamente, ampliando o público que pode ter acesso aos espetáculos. Inicialmente, as peças seriam apresentadas em Camaçari e Itabuna, mas com a pandemia essa programação foi adaptada e os trabalhos serão encenados em palcos de Salvador. O festival também terá oficinas, que serão realizadas a partir do dia 10 de maio e também foram adaptadas para o formato digital. As atividades serão ministradas por membros da comissão julgadora do festival nas plataformas Zoom e Google Meet.

De 10 a 13 de maio, de 9h às 12h, o dramaturgo e ator Luiz Antônio Sena Jr. ministra a oficina O Texto Dramático e As Novas Dramaturgias. Entre os dias 17 e 20, no mesmo horário, a produtora Lu Barreto realiza Produção Cultural. A última oficina acontece de 24 a 27 de maio, de 9h às 12h, com o tema Solo online Zoom – Atuação e processo criativo” com o ator e diretor Fábio Vidal. Os interessados devem se inscrever neste link. O 4º Festival de Teatro do Interior da Bahia é patrocinado pela Braskem e Governo da Bahia, por meio do Fazcultura, apoio institucional do Sindicato dos Artistas e Técnicos (Sated).

Confira a programação completa do 4º Festival de Teatro do Interior da Bahia:

05/05 | 16h – A Travessia do Grão Profundo (Irecê)
09/05 | 16h – Marama (Lauro de Freitas)
12/05 | 16h – Nelson em Jogo (Feira de Santana)
14/05 | 16h – Zambi (Lauro de Freitas)
16/05 | 16h – Lucas da Feira (Feira de Santana)
21/05 | 16h – As Fabulosas Viagens de Frederico (Itabuna)
28/05 | 16h – Nem Tanto, Nem Tão Pouco (Lauro de Freitas)

Oficinas:
10 a 13/05 | 9h as 12h – O Texto Dramático e As Novas Dramaturgias I Luiz Antonio
17 a 20/05 | 9h as 12h – Produção Cultural I Lú Baretto
24 a 27/05 | 9h as 12h – Solo online Zoom – Atuação e processo criativo I Fábio Vidal