Rádio Educadora estreia novos programas, estúdios e transmissor

A rádio Educadora FM passa a contar com novos programas, dois novos estúdios e um transmissor mais potente. A inauguração oficial e estreia da nova programação aconteceu no último sábado (dia 8). Um dos novos estúdios permitirá a transmissão ao vivo de apresentações musicais e o outro, a transmissão de conteúdos jornalísticos após uma reforma completa do prédio que abriga a emissora mantida pelo Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb) há 43 anos.

A Educadora FM conta agora com um moderno transmissor em substituição ao que funcionou por mais de três décadas. A aquisição foi possível a partir de uma emenda parlamentar do senador Jaques Wagner. Com o equipamento, a cobertura será ampliada, superando cinco milhões de ouvintes com acesso através da frequência 107.5 FM. Além disso, a partir de agora, a rádio passa a ter uma nova identidade visual e um novo site. O trabalho realizado pela equipe do Irdeb inclui a nova logomarca da emissora e novas marcas para os programas.

A nova programação foi criada a partir de pesquisas para atender a diversidade de ouvintes da Educadora FM, cuja programação é quase que 80% do tempo musical. A mudança garante, ainda, mais espaço para a música da Bahia, que é reconhecida internacionalmente. A participação dos ouvintes na programação também será ampliada.

Serão nove programas novos na emissora. As mudanças ocorrem também aos finais de semana, com uma programação que acompanha o lazer do baiano. Haverá mais espaço para samba, forró, ritmos nordestinos, músicas de orquestras baianas, parcerias com DJ´s e novos conteúdos jornalísticos.

Diversidade na programação

Nas manhãs de domingo, a Educadora FM vai dedicar duas horas de sua programação à música sinfônica. De 9h às 11h a emissora pública veicula trabalhos da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), Neojiba, Afrosinfônica e Rumpilezz, com direito à apresentação dos maestros Carlos Prazeres, Ricardo Castro, Ubiratan Marques e Letieres Leite.

O programa Sinfonia traz ainda em suas primeiras transmissões alguns dos principais compositores brasileiros da música sinfônica, como Alberto Nepomuceno, Lorenzo Fernândez, Heitor Villa-Lobos, Camargo Guarnieri, Cláudio Santoro, Abigail Moura, Moacir Santos e Antônio Carlos Jobim. E, com eles, importantes orquestras e regentes brasileiros.

Numa parceria com emissoras públicas dos nove estados nordestinos, a Rádio Educadora produzirá o programa Forró para Todos. Com duas horas de duração, a atração é dedicado à música dançante das festas juninas e destaca grandes representantes do ritmo como: Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Amelinha, Elba Ramalho, Alceu Valença, entre outros. O trabalho de seleção musical é realizado em cada um dos estados nordestinos, trazendo desde clássicos até trabalhos contemporâneos de toda a região.

Já o programa Baião de Dois, com uma hora de duração, é dedicado as demais tradições, abordagens e ritmos da música regional nordestina. Assim, Elomar, Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro e os sotaques dos bois maranhenses convivem com bandas de pífano, duelos de repentistas, maracatus, côcos, emboladas, xotes, xaxados e baiões.

Os programas começam a ser veiculados pelas emissoras a partir deste mês de maio. Na Educadora FM as novidades estrearam nesse domingo (9), a partir de 11h com o Baião de Dois e, sem seguida, a partir de 12h, foi a vez do Forró para Todos chegar aos ouvintes baianos.

A programação da Educadora ainda tem espaço para outros ritmos com programas como: Brasil Pandeiro, Tambores da Liberdade, Rádio África, No Balanço do Reggae, Evolução Hip Hop, Encontro com o Chorinho, Soy Logo por ti e Mixtape, onde o DJ Camilo Fróes e jornalista e produtor cultural Luciano Matos trazem o melhor do repertório da festa Baile Esquema Novo e da música brasileira.

Rafael Veloso

Jornalista formado pelo Centro Universitário da Bahia - Estácio em 2009. É editor-chefe do site Rafael Veloso.com.br desde 2003. Atuou com produção de programas de TV e rádio, tem experiência com web jornalismo e há 11 anos trabalha com Assessoria de Comunicação Interna e Externa. E-mail: contato@rafaelveloso.com.br.