Programação online marca a Semana de Museus na Bahia

Uma programação especial e online marca as comemorações pela Semana de Museus na Bahia. De 17 a 23 de maio, todos os equipamentos culturais vinculados ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) participam da 19ª Semana de Museus. Em 2021 a ação, que tem como tema Museus IPAC conectados, acontece nas redes sociais do Museu de Arte da Bahia (MAB), Palacete das Artes, Centro Cultural Solar Ferrão, Museu Tempostal, Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica, localizados em Salvador e do Parque Histórico Castro Alves, na cidade de Cabaceiras do Paraguaçu, além do Museu do Recolhimento dos Humildes, que fica em Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo baiano.

Todos os anos os espaços museológicos administrados pelo instituto baiano participam do evento nacional em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio. A Semana de Museus é promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). Neste ano, a temática lançada pelo IBRAM foi O futuro dos museus: recuperar e reimaginar. Por conta da pandemia de Covid 19, o Ibram recomendou que as atividades fossem novamente adaptadas para o ambiente digital.

“A Semana de Museus é uma ação nacional importante por possibilitar que os museus participantes divulguem seus acervos e suas atividades socioeducativas elaboradas conforme a temática indicada pelo IBRAM. Atualmente, em razão da pandemia da COVID-19, essas atividades serão apresentadas por meio das redes sociais”, explica a responsável pela Diretoria de Museus do IPAC, Fátima Santos.

Os museus do IPAC estão desde o início do isolamento social desenvolvendo ações em suas redes sociais para manter a divulgação de seus acervos, atividades, além de manter a comunicação com seus públicos. “De forma remota, as equipes continuaram trabalhando na preservação dos acervos, revisão da documentação museológica, planejamento e execução de atividades em ambientes digitais, além da construção de um instrumento legal que norteará as ações dos museus daqui pra frente, como o Plano Museológico que inclui um projeto de acessibilidade”, ressalta João Carlos Oliveira, diretor geral do IPAC.

Atividades

De forma conjunta e reforçando os esforços extras neste período, os museus do IPAC programaram uma série de conteúdos nas suas redes sociais na 19ª Semana de Museus. O Museu Tempostal, no Pelourinho, Centro Histórico de Salvador, por exemplo, traz a série de vídeos Museu Tempostal: olhares sobre a cidade de Salvador produzidos em parceria com o historiador Daniel Rebouças. O Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica, também no Pelourinho, em Salvador, também traz uma série: o roteiro de visitação Udo e a cidade, com o professor Sávio Roz. Já o Centro Cultural Solar Ferrão (Pelourinho) apresenta quatro vídeos com breves relatos de parceiros sobre a experiência de participar das atividades em 2020, nas redes sociais DIMUS/IPAC.

Na programação do Palacete das Artes o público poderá conferir, de 17 a 23/05, um #tbt da Exposição POP/Bienais do artista Sante Scaldaferri, realizada pelo museu em 2012, além de marcar uma homenagem aos cinco anos do falecimento do artista. Também na abertura da agenda, na página do YouTube do Palacete das Artes será exibido um vídeo sobre arte e sustentabilidade, produzido pela artista plástica Lula Cicala. Dentro do projeto Saúde nos Museus, no dia 18, às 16h, será exibido, no Instagram @palacetedasartes um vídeo do grupo de teatro Os Insênicos, composta por atores usuários do serviço de saúde mental Caps.

Confira a programação completa da 19ª Semana de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC):

Programação Dimus:

As atividades acontecem no Instagram @museusdabahia (depois também disponível no canal LabDimus no YouTube).

Parque Histórico Castro Alves

17/05, às 10h – Sopa de Letras: projeto de incentivo à leitura da biblioteca do PHCA. Vídeo da contação da história Castro Alves, de Myriam Fraga e Angelo Bonito (Coleção Crianças Famosas).

19/05, às 15h – Vídeo bate papo Navegando na história das Cabaceiras, com o professor Hugo Passos.

20/05, às 15h – Exposição virtual Navegando sobre as vagas da contemporaneidade II.

21/05, às 18h – Vídeo do Sarau no Parque – declamação de Navio Negreiro do poeta Castro Alves, por Bruno Sena.

22/05, às 10h – Projeto Baú de Memórias. Vídeo ensinando a fazer leques decorativos. E uma breve história do acervo de leques e dos usos culturais.

Museu Tempostal

Série de vídeos Museu Tempostal: olhares sobre a cidade de Salvador, produzidos pelo historiador Daniel Rebouças.

17/05, às 15h – Vídeo 1: O colecionismo e o Museu Tempostal.

19/05, às 10h – Vídeo 2: Ladeira do Pelourinho – identidade de uma cidade.

21/05, às 10h – Vídeo 3: O bonde no Tempostal – andar e se mover por Salvador.

23/05, às 15h – Vídeo 4: Imagens do centenário de Salvador – roteiros de memória.

Museu Udo Knoff 

Roteiro de visitação Udo e a cidade. 

17/05, às 18h – Vídeo A fundação de Salvador, com o professor Sávio Roz.

18/05, às 10h – Vídeo da visitação aos azulejos do Centro Histórico, com o professor Estácio Fernandes.

19/05, às 18h – Vídeo Aterramento da Cidade Baixa, com o professor Sávio Roz.

23/05, às 18h – Vídeo Dor e alegria na cidade da Bahia, com o professor Sávio Roz.

Centro Cultural Solar Ferrão

18/05, às 15h – Vídeo depoimento de Priscila Almeida (Associação de Economiários Aposentados e Pensionistas – AEA/BA) contando sobre a parceria no projeto Vida em movimento: geração do amanhã.

21/05, às 15h – Vídeo com o depoimento de Veronice da Prata, uma das participantes das oficinas virtuais realizadas em parceria com a AEA-BA em 2020.  

22/05, às 15h – Vídeo com o depoimento da educadora Adriana Santana sobre a experiência vivenciada pelo Colégio Estadual Azevedo Fernandes e o Centro Cultural Solar Ferrão/LabDimus.

23/05, às 10h – Vídeo com depoimento da professora Ana Alice Costa, participante das oficinas virtuais do projeto ArteCriando 2020 nas redes sociais Dimus/Ipac.  

Museu do Recolhimento dos Humildes:

Série de vídeos com dicas de manutenção e limpeza de obras de arte em casa. Com Yara Chamusca, conservadora e restauradora Dimus/Ipac. 

18/05, às 18h – Vídeo 1: limpeza de objetos em madeira.

20/05, às 18h – Vídeo 2:  limpeza de objetos em gesso.

22/05, às 18h – Vídeo 3: limpeza de telas, quadros, técnicas em papel, acrílica, óleo, técnicas mistas.

Programação Palacete das Artes:

No canal do Palacete no YouTube e no Instagram @palacetedasartes.

De 17 a 23/05 – #tbt da Exposição POP/Bienais do artista Sante Scaldaferri. No Instagram @palacetedasartes.

Dia 17/05 – Vídeo sobre arte e sustentabilidade, produzido pela artista plástica Lula Cicala. No canal do Palacete no YouTube.

Dia 18/05 – Projeto Saúde nos Museus, vídeo do grupo de teatro Os Insênicos, composta por atores usuários do serviço de saúde mental Caps. No canal do Palacete no YouTube.

Dia 19/05, às 14h – Live Conectando gerações com Poliana Bicalho, coordenadora artístico pedagógica do Festival de Arte para Infância e Juventude – PETIZ e Renata Berenstein, mestre em Artes Cênicas (Ufba) e diretora artística do grupo teatral Os Insênicos. No Instagram @palacetedasartes.

Dia 20/05, às 17h – Vídeo com Raimundo Chagas sobre conexão entre cinema e museus e a experiência do projeto Cinema no Palacete, coordenado por ele. No canal do Palacete no YouTube..

Dia 22, às 14h – A pesquisadora Mariana Caribé falará sobre Museus conectados com infância: o Palacete das Artes como um quintal urbano para as crianças de Salvador. No Instagram @palacetedasartes.

Dia 23/05, das 8h30 às 9h30 – Projeto Amanhecer com Yoga especial, coordenado pela professora Carla Dantas. No Instagram @palacetedasartes.

Programação MAB:

Divulgação no Instagram do Museu de Arte da Bahia (MAB).

17/05 – Apresentação em vídeo, com mediação em cordel da abertura da exposição Revisitando Modos de Ver e de Entender a Arte. A mostra procura desenvolver a percepção estabelecendo as diferenças entre o olhar e o ver, e os conceitos de técnica, estilo e conteúdo.

18/05, às 16h – Palestra virtual com a museóloga Heloisa Helena: Museus fazem bem à saúde.

20/05, às 17h – Live com Simone Trindade, com o tema: Museus reinventados e conectados.

Rafael Veloso

Jornalista formado pelo Centro Universitário Estácio da Bahia - Estácio FIB em 2009. É editor do site Rafael Veloso.com.br desde 2003. Atuou em produção de programas de TV e rádio, tem experiência com web jornalismo e há 11 anos trabalha com Assessoria de Comunicação Interna e Externa. E-mail: contato@rafaelveloso.com.br.