Projeto TCA de Braços Abertos apresenta o espetáculo O Último Capítulo

O projeto TCA de Braços Abertos apresenta o espetáculo solo O Último Capítulo, do ator Danilo Cairo. O vídeo do monólogo, inspirado em um conto de Machado de Assis do século 19, será disponibilizado nesta sexta-feira (dia 21), às 19h, no canal de YouTube do Teatro Castro Alves, de Salvador.

O registro audiovisual de O Último Capítulo incorpora elementos cênicos e é uma realização do Toca Criações Artísticas. O público poderá assisti-lo até domingo, dia 23 de maio. A iniciativa TCA de Braços Abertos abriga nos seus canais digitais realizações da cena artística baiana, assim como acontece rotineiramente nos palcos do Complexo do TCA, maior equipamento cultural da Bahia.

Em cena, Danilo Cairo conta a tragicômica história de Matias Deodato, um estudante de direito que, em plena pandemia, pensa em colocar um ponto final na sua própria história. Para isso, ele planeja fazer a transmissão em suas redes sociais, compartilhando com o público reflexões sobre o sentido da existência, vida, morte. Tudo enquanto passeia entre os cômodos da casa que morou na infância. Esta obra é uma releitura contemporânea do conto homônimo de Machado de Assis, do ano de1884.

Ficha técnica

Em sua live, Matias aborda com humor e emoção a relação com cada elemento do lar, em objetos, memórias, e também com a plateia digital. A narrativa mistura ficção e realidade até a uma grande revelação, no final deste espetáculo-live. Em seu último capítulo, Matias Deodato transforma sua vida em uma espetacularização da realidade. Ao longo de uma trajetória de 15 anos, o Toca Criações Artísticas promove trabalhos em formação, pesquisa e produção teatral, onde dialogam poéticas ibéricas e regionais. Sobre o processo criativo de O Último Capítulo, Danilo Cairo conta que o público poderá se conectar com a história já que está em casa, onde a história se desenrola. “É um desafio bonito, que nos exige um novo olhar para o teatro nessa linguagem do audiovisual”.

O espetáculo O Último Capítulo o texto de Daniel Arcades e Danilo Cairo conta com a presença de Kleber Sobrinho e Rui Manthur na direção. Mônica Nascimento está na direção de movimento e Luciano Salvador Bahia na direção musical. A direção audiovisual é assinada por Dayse Porto e equipe. À frente do cenário, Erick Saboya e Agamenon de Abreu. Figurino sob a responsabilidade de Diana Moreira, com a modelista Dora Moreira. Iluminação por Allison de Sá e fotografia de Diney Araújo. Nos vídeos, Rogério Vilaronga assume, e Anderson Falcão assina o design gráfico do projeto. Danilo Cairo é o diretor de produção e idealizador do projeto, com produção executiva de Bergson Nunes.

Serviço:

O quê: Espetáculo O Último Capítulo, no projeto TCA de Braços Abertos

Quando: sexta-feira (dia 21), às 19h. Disponível até o domingo (dia 23).

Onde: Transmissão on-line do canal do Teatro Castro Alves no YouTube

Rafael Veloso

Jornalista formado pelo Centro Universitário Estácio da Bahia - Estácio FIB em 2009. É editor do site Rafael Veloso.com.br desde 2003. Atuou em produção de programas de TV e rádio, tem experiência com web jornalismo e há 11 anos trabalha com Assessoria de Comunicação Interna e Externa. E-mail: contato@rafaelveloso.com.br.