Artista Leda Catunda expõe obras inéditas na galeria Paulo Darzé

Outono é nome da mostra de obras inéditas, que a artista plástica Leda Catunda expõe na Paulo Darzé Galeria de Arte, em Salvador. A mostra virtual pode ser vista de forma virtual pelo Facebook e Instagram da Galeria ou presencialmente, com agendamento prévio pelo telefone: (71) 3267-0930. Em Outono, que segue temporada até o final de junho de 2021, Leda Catunda reúne trabalhos criados em 2020 e 2021.

“A exposição Outono deve nos motivar a refletir sobre a construção do nosso olhar, procurar anular nossa referência para que possamos olhar as coisas como se fossem a primeira vez”, ressalta o artista e professor da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Ricardo Bezerra, em texto escrito para o livro-catálogo da mostra. Ainda segundo Bezerra, “as obras dessa exposição nascem de um grande desprendimento, uma maturidade artística e uma liberdade invejável. Como liberdade, não é satisfatoriamente explicável, porque deixa de ser liberdade quando explicada”, destaca.

Na construção de seu trabalho, Leda Catunda utiliza de materiais diversos, como: voile, veludo e tecidos. Nas obras da mostra Outono, expostas na galeria Paulo Darzé, a artista os utiliza em sobreposições de camadas de tinta – acrílica ou esmalte. Minha relação com a cor é de abundância, gosto que as cores entremeiam a narrativa da pintura com seus próprios significados como, por exemplo, quando numa pintura predomina mais o vermelho, ou mais o verde. Assim, vou criando universos com os quais as pessoas possam identificar semelhanças com seus universos pessoais e perceber alguns espelhamentos de experiências”, explica Leda.

A artista plástica Leda Catunda, que nasceu e vive em São Paulo, é formada pela Faculdade Armando Álvares Penteado (FAAP) em 1984, quando mergulhou no universo da arte conceitual, como pode ser observado nas suas primeiras obras em litografia. Em 2001, concluiu doutorado em Poéticas Visuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Sua estreia em mostras foi com a exposição Pintura como Meio, de trabalhos inéditos, em 1983. Ganhou destaque nacional após participar da exposição na Geração 80, como vai você?, na Escola de Artes Visuais do Parque do Lage, no Rio de Janeiro, em 1984.

Na sua trajetória Leda Catunda participou de três Bienais de São Paulo (1983, 1985 e 1994) e grandes mostras coletivas como Modernidade (Paris, 1987), Artistas Latino-americanos do Século 20 (Museu de Arte Moderna de Nova York, 1993) e Mostra do Redescobrimento (São Paulo, 2000), possuindo obras em coleções públicas e particulares no Brasil e no exterior, expondo em país como: Espanha, França, Cuba, Argentina, Porto Rico, Venezuela, México, Estados Unidos, Japão, Austrália, entre outros.

Serviço:

O quê: Exposição Outono, da artista plástica Leda Catunda

Onde: Paulo Darzé Galeria de Arte (Rua Chrysippo de Aguiar, n° 8, Corredor da Vitória)

Quando: de segunda à sexta, 10h às 18 (De acordo com Decretos Municipais)

Informações: (71) 3267-0930

Rafael Veloso

Jornalista formado pelo Centro Universitário Estácio da Bahia - Estácio FIB em 2009. É editor do site Rafael Veloso.com.br desde 2003. Atuou em produção de programas de TV e rádio, tem experiência com web jornalismo e há 11 anos trabalha com Assessoria de Comunicação Interna e Externa. E-mail: contato@rafaelveloso.com.br.