Dia Internacional da Tireoide alerta para os cuidados com a glândula

No Dia Internacional da Tireoide, comemorado nesta terça-feira (25/05), especialista alerta a população sobre os cuidados com a glândula e para o diagnóstico precoce de câncer. Apesar de pequena, pesando de 15 a 20 gramas, a tireoide exerce funções essenciais para o bom funcionamento do corpo. Ela é responsável por produzir e regular os hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), que atuam no funcionamento de órgãos essenciais como coração, cérebro, fígado, rins e ossos. Também controla o metabolismo e funções celulares, atuando na produção de calor, ciclo menstrual e fertilidade, memória e atenção, batimentos cardíacos, peso corporal e níveis de colesterol.

Quando não funciona adequadamente, os problemas na tireoide podem causar desde fadiga, intestino preso, unhas quebradiças e pernas inchadas, até obesidade, dificuldade para perder peso e problemas como hipertireoidismo e hipotireoidismo. A Sociedade Brasileira de Tireoide (SBEM) estima que os nódulos tireoidianos atinjam 10% da população brasileira, sendo mais comum nas mulheres. Já o câncer de tireoide é o segundo de maior prevalência em mulheres abaixo dos 30 anos, atrás apenas dos casos de câncer de mama. A indicação é que exames regulares sejam feitos a partir dos 35 anos.

“O diagnóstico é feito a partir do exame clínico ou autoexame, mas também pode aparecer em exames de imagem de rotina. A maioria dos nódulos nesta região é benigno. Entre 5 a 10% apresentam algum tipo de malignidade e a ultrassonografia é essencial para avaliar as características destes nódulos. A depender dos resultados, o médico pode solicitar a punção da tireoide”, destaca o médico endocrinologista Helton Ramos, membro da SBEM e do It – Instituto Integrado Endocrinologia e Cirurgia.

Neste ano, a Sociedade Brasileira de Tireoide elegeu como tema do Dia Internacional “Tireoide e Coração” para chamar a atenção sobre estes dois órgãos essenciais. Entre as doenças mais comuns da tireoide, está o hipertireoidismo, que acontece quando produção de hormônios pela glândula ocorre de forma exagerada. Nestes casos, o metabolismo é acelerado, o que pode causar perda de cálcio, ansiedade e irregularidade nos batimentos cardíacos. Outra disfunção comum é o hipotireoidismo, que ocorre quando a produção dos hormônios pela tireoide é insuficiente para o funcionamento adequado do corpo, resultando em problemas como cansaço excessivo, depressão e até diminuição da atividade cerebral.

Dia Internacional da Tireoide alerta para os cuidados com a glândula
O médico Endocrinologista e Tireoidologista, Helton Ramos, com a reprodução de uma glândula Tireoide (Foto: Divulgação)

Câncer de tireoide

Atualmente, de acordo com recomendações de endocrinologistas e da própria SBEM, homens e mulheres, a partir dos 35 anos, devem realizar exames periódicos para avaliação da glândula. A detecção precoce de nódulos e tumores é essencial para o sucesso do tratamento e os exames vão desde a dosagem do TSH (hormônio estimulante da tireoide), até a realização de exames de imagem. As técnicas cirúrgicas também evoluíram e estão menos invasivas, evitando, por exemplo, cicatrizes na região do pescoço.

Para o médico endocrinologista Helton Ramos, que também é docente da Universidade Federal da Bahia (Ufba), o Dia Internacional da Tireoide reforça a importância do cuidado continuo com a saúde. É importante alertamos mulheres e homens sobre a necessidade e cuidados com a tireoide. Consultar um médico e realizar exames periódicos e preventivos contribuem para promoção da saúde, detecção precoce e tratamento adequado de patologias em fases iniciais, resultando em melhores resultados. Um seguimento regular com o seu endocrinologista possibilita uma condução deste processo de maneira mais equilibrada e com mais qualidade de vida”, finaliza o endocrinologista.