Targino Gondim encerra a temporada do projeto MPB em Movimento

O cantor, compositor e sanfoneiro Targino Gondim encerra a temporada do projeto MPB em Movimento, neste sábado (dia 5). O show será transmitido a partir das 20h, nos canais no YouTube do MPB Play e de Targino Gondim. Para o público entrar no clima junino, o artista prepara um repertório com clássicos do forró e do mestre Luiz Gonzaga, a exemplo de Respeita JanuárioAsa BrancaXote EcológicoLuar do SertãoSão João na Roça, além de canções de outros artistas do forró como Dominguinhos e Elba Ramalho. Não pode faltar no repertório os sucessos autorais, como Esperando na Janela, parceria de Targino Gondim com Manuca Almeida e Raimundinho do Acordeon, popularizada na voz de Gilberto Gil. A música rendeu ao sanfoneiro o Grammy Latino como Melhor Canção, em 2001.

Em 2021, o MPB em Movimento percorreu virtualmente cidades do Norte e Nordeste, integrando as ações do Petrobras Cultural. Para abrir a programação da última parada do projeto o duo MariaMilena apresenta direto de Aracaju (SE), seu repertório autoral, com as faixas Só Pra Lembrar, Novos Jeitos e Com Tintas, entre outras. A apresentação acontece nesta sexta-feira (dia 4), às 19h, nos perfis no Instagram do MPB em Movimento e MariaMilena Duo.

Targino Gondim encerra a temporada do projeto MPB em Movimento
Foto: Divulgação

Projeto promove debate sobre as mudanças na música brasileira nos últimos anos

Além dos shows o projeto propõe uma reflexão sobre a Música Popular Brasileira (MPB) feita na atualidade. Na próxima quarta-feira (dia 9), às 20h, o MPB em Movimento promove o webinário Transformações na MPB dos últimos anos. O debate que vai reunir especialistas sobre o tema e pretende discutir os caminhos percorridos e os novos rumos da música brasileira, acontece no canal MPB Play no YouTube.

Na primeira etapa do projeto, que foi interrompida pela pandemia do coronavírus, Mariene de Castro se apresentou na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, em Salvador, com show de abertura da banda ABC do Samba. Já nas cidades de Manaus (AM), Recife (PE), Fortaleza (CE) e Natal (RN) o cantor João Bosco cantou seus principais sucessos num show intimista. Nestas cidades, os artistas Nicolas Jr (AM), Ganga Barreto (PE), Jota (CE) e Lene Macedo (RN) fizeram os shows de abertura. Para a retomada digital, o projeto mantém a essência de conectar um artista local e uma atração nacional. 

MPB em Movimento é uma realização da Caderno 2 Produções com patrocínio da Petrobras, por meio da Lei federal de Incentivo à Cultura – Ministério do Turismo. Em duas décadas integrando o programa Petrobras Cultural o projeto, que anteriormente se chamava MPB Petrobras, já levou a diversas cidades do nordeste grandes nomes da Música Popular Brasileira em mais de 500 shows, 20 cidades percorridas e mais de 1 milhão de espectadores nas apresentações. 

Serviço: 

O quê: Shows de Targino Gondim e MariaMilena no projeto MPB em Movimento

Sexta-feira, dia 4/06, às 19h – Duo MariaMilena (Aracaju-SE), nos perfis @mpbemmovimento e @mariamilenaduo no Instagram

Sábado, dia 5/06, às 20h – Targino Gondim, nos canais MPB Play e Targino Gondim no YouTube 

Quarta-feira, dia 9/06, às 20h – Webinário Transformações na MPB dos últimos anos

Mais informações: www.mpbemmovimento.com.br

Rafael Veloso

Jornalista formado pelo Centro Universitário Estácio da Bahia - Estácio FIB em 2009. É editor do site Rafael Veloso.com.br desde 2003. Atuou em produção de programas de TV e rádio, tem experiência com web jornalismo e há 11 anos trabalha com Assessoria de Comunicação Interna e Externa. E-mail: contato@rafaelveloso.com.br.