Artista Edson Duarte lança exposição Casas Antigas do Sertão – História em Miniaturas

O artista plástico Edson Duarte lança neste sábado (dia 12) a exposição virtual Casas Antigas do Sertão – História em Miniaturas. A mostra apresenta 27 obras em miniaturas inéditas desenvolvidas para este projeto, resultado da pesquisa do artesão sobre a miniaturização destes cenários sertanejos e da busca em compreender como essas construções eram edificadas. A exposição poderá ser vista no site www.casasdosertaoemminiaturas.com.br e conta ainda com textos da pesquisadora e mestra em Arte, Educação e Cultura Sálua Cherquer e registros fotográficos de Luciano Carcará. As obras ficarão permanentemente expostas e estarão à venda no próprio site.

Apaixonado pela região da caatinga e por suas construções, muitas vezes já em ruínas, Edson Duarte reproduz, de forma minuciosa, as moradias típicas da zona rural, com suas casas, currais e igrejas, detalhando em cada obra as singularidades destas edificações, ressaltando o desgaste causado pelo uso e pelo tempo. Natural de Riachão do Jacuípe, o artista apresenta símbolos e matrizes próprias da sua realidade local e regional, numa representação afetiva e memorial de um pequeno recorte da paisagem cultural que envolve a caatinga e o sertanejo.

“O que me levou fazer esse trabalho em miniaturas, foi quando eu vi a casa de farinha da minha vó paterna entrando em ruínas, ouvindo as histórias lindas que meu pai e tios contavam sobre as farinhadas maravilhosas que tinham lá, então resolvi imortaliza-las através da arte em miniaturas”, explica Edson Duarte. O artista plástico revela que o trabalho começou desde a adolescência. “Foram várias etapas, tive muita perseverança, mas valeu muito a pena. A terra que uso é de casa em ruínas de verdade, vou até às roças da família e amigos e pego o adobe cru nas casas de farinha e outras casas em ruínas para fazer a terra que uso nelas”, afirma Duarte.

Com produção da Gabiroba Cultural, a exposição virtual Casas Antigas do Sertão – História em Miniaturas tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Serviço:

O quê: Lançamento da exposição virtual Casas Antigas do Sertão: Histórias em Miniaturas, de Edson Duarte

Quando: sábado, dia 12 de junho 

Onde: www.casasdosertaoemminiaturas.com.br

Rafael Veloso

Jornalista formado pelo Centro Universitário da Bahia - Estácio em 2009. É editor do site Rafael Veloso.com.br desde 2003. Atuou com produção de programas de TV e rádio, tem experiência com web jornalismo e há 11 anos trabalha com Assessoria de Comunicação Interna e Externa. E-mail: contato@rafaelveloso.com.br.