TCA de Braços Abertos apresenta o espetáculo As Tentações de Padre Cícero

A edição Especial Nordestes do projeto TCA de Braços Abertos apresenta o espetáculo As Tentações de Padre Cícero, do grupo Teatro NU. A exibição da peça acontece nesta quarta-feira (dia 16), às 19h, no canal do Teatro Castro Alves, no YouTube. Com texto e direção de Gil Vicente Tavares, a narrativa acompanha a saga do homem que foi de pregador da pequena capela da aldeia vinculada à Vila do Crato a líder religioso da região do Cariri, no solo cearense; de incômodo padre, associado a milagres e práticas religiosas consideradas fanáticas, banido e excomungado da Igreja Católica, a instrumento de luta – pela mesma igreja – em defesa à entrada das religiões Evangélicas. “Padim Cicço” foi de primeiro prefeito de Juazeiro – mais tarde, Juazeiro do Norte – a primeiro vice-presidente do Ceará e, posteriormente, deputado federal.

Gil Vicente concebeu a dramaturgia “como uma colcha de retalhos, imagem tão característica do Nordeste. Cenas com personagens históricos, como Lampião, se entrelaçam com músicas originais, contações em formato de cordel, galope e desafio, dando ao espetáculo um dinamismo a partir de elementos de nossa cultura e história”, conta. O elenco de As Tentações de Padre Cícero se desdobra entre vários papeis, compondo o painel de personagens que acompanharam a trajetória de Padre Cicero. No palco, Marcelo Praddo, ator do Teatro NU, divide a cena com Denise Correia, Elinaldo Nascimento, Marcos Lopes e Lúcio Tranchesi, esse último dando vida ao Padre Cícero.

O professor Eduardo Tudella, parceiro do grupo, é responsável pela luz do espetáculo; Bárbara Barbará assina as coreografias, a direção de movimento e a assistência de direção; Luciano Salvador Bahia assume a direção musical; o figurino fica a cargo de Rino Carvalho; maquiagem de Anna Oliveira; fotografias de Ricardo Prado e programação visual de Guto Chaves. Para o cenário, Gil convidou Márcio Medina, cenógrafo e figurinista paulista, que se aproximou do grupo após assistir ao espetáculo Os Pássaros de Copacabana. O vídeo do espetáculo As Tentações de Padre Cícero poderá ser assistido gratuitamente até domingo (dia 20). O espetáculo foi o ganhador do Prêmio Braskem de Teatro nas categorias Texto e Direção Musical, além de ter recebido indicações nas categorias Espetáculo Adulto, Direção e Ator

Especial Nordestes e homenagem ao Dia do Orgulho LGBTQ+ nas próximas edições do TCA de Braços Aberto

Na sexta-feira (dia 18), o TCA de Braços Abertos apresenta a estreia da coletânea audiovisual Deux Ex Machina. A remontagem inédita do projeto transdisciplinar Abian, tem direção de Mayara Ferrão, texto e performance de Diego Alcântara e direção musical de Filipe Mimoso. Na quarta-feira (dia 23), o Especial Nordestes traz vídeo do cantor e compositor Celo Costa.

Já na segunda-feira (dia 28), como homenagem ao Dia do Orgulho LGBTQ+, o YouTube do TCA recebe o espetáculo episódico PARA-ÍSO, com direção e dramaturgia de Luiz Antônio Sena Jr. Na quarta-feira (dia 30), é a vez da obra de música e poesia Do Cordel Remoçado ao Cibercordel, de Omar Tolstói. Lançado em 2020, o TCA de Braços Abertos é uma janela oferecida pelo Teatro Castro Alves para exibição de iniciativas culturais em seu canal de YouTube, assim como ocorria na ocupação dos palcos do Complexo antes da pandemia.   

Serviço:

O quê: TCA de Braços Abertos apresenta o espetáculo As Tentações de Padre Cícero

Quando: quarta-feira (dia 16), às 19h. O vídeo do espetáculo poderá ser assistido até domingo (dia 20)

Onde: no canal do Teatro Castro Alves no YouTube

Quanto: ingresso gratuito

Rafael Veloso

Jornalista formado pelo Centro Universitário da Bahia - Estácio em 2009. É editor do site Rafael Veloso.com.br desde 2003. Atuou com produção de programas de TV e rádio, tem experiência com web jornalismo e há 11 anos trabalha com Assessoria de Comunicação Interna e Externa. E-mail: contato@rafaelveloso.com.br.