Espetáculo Do Outro Lado do Mar encerra temporada no Teatro Vila Velha

O espetáculo Do Outro Lado do Mar encerra, neste fim de semana, temporada no Teatro Vila Velha, em Salvador. Primeira versão brasileira da obra de Jorgelina Cerritos, uma das mais importantes dramaturgas de El Salvador, Do Outro Lado do Mar ganhou encenação em formato digital assinada pelo diretor baiano Marcio Meirelles. A última apresentação da montagem acontece neste domingo (dia 20), às 19h, com transmissão ao vivo, no canal Novo Vila Virtual, palco virtual do Teatro Vila Velha no YouTube. Os ingressos custam a partir de R$ 10 e estão à venda pelo site www.sympla.com.br/vilavelha.

O elenco de Do Outro Lado do Mar é formado pela atriz Andréa Elia e pelo ator Edu Coutinho, que também assina a tradução do texto para o português, com a colaboração de Meirelles. O texto, que rendeu à autora Jorgelina Cerritos o prêmio Casa de las Américas, em 2010, já foi montado em países como Cuba, Costa Rica, Guatemala, Panamá, República Dominicana e Estados Unidos. “O texto estava entre uma série de livros latino-americanos de dramaturgia que comprei numa espécie de feira, num festival de teatro, e que ainda não tinha lido. Edu e eu tínhamos o desejo de montar uma nova peça juntos, então entreguei os livros para que ele lesse e propusesse. Um dia ele me falou que era este, mandou parte da tradução e topei”, conta Marcio Meirelles.

“É um texto que nos pega primeiro pela poesia, pela beleza das imagens contidas nas palavras, e que vai sutilmente nos virando de frente para as contradições dessa sociedade ocidental, capitalista, que padroniza os modos de vida e determina quais vidas valem mais, quais valem menos, quais aquelas que nem sequer existem”, comenta Edu Coutinho, ator e produtor do espetáculo. “Me encantei na primeira leitura e imediatamente comecei a traduzir. Eu e Marcio convidamos Andréa Elia para interpretar a personagem feminina e, em poucas semanas, já estávamos ensaiando, revendo juntos a tradução, montando a equipe, conversando com a autora”, explica Edu.

Do Outro Lado do Mar acontece em uma praia deserta, onde foi instalado um balcão de atendimento da prefeitura para serviços burocráticos. Ali, uma funcionária pública dedicada e prestes a se aposentar espera sozinha alguém que apareça precisando do seu trabalho. De um barco chega um homem jovem, sem nome ou sobrenome, que não sabe onde nasceu, em busca da emissão de um documento que comprove a sua existência. Assim surge uma história sobre identidade real e identidade oficial carregada de poesia que, com aparente simplicidade, provoca uma profunda reflexão sobre o trabalho, a solidão e a busca de identidade.

A autora salvadorenha Jorgelina Cerritos tem também sido uma parceira do projeto desde o início. É a primeira vez que um texto seu é montado por artistas brasileiros. “É muito significativo que a peça tenha a capacidade de dialogar com criadores, criadoras e espectadores da cena internacional, pois me confirma a universalidade e a força da palavra dramática, essa palavra que nos habita e nos fecunda para além das fronteiras”, ressalta Cerritos.

A direção musical do espetáculo Do Outro Lado do Mar é assinada por Caio Terra e Ramon Gonçalves. Integram ainda a equipe artística da montagem brasileira Clara Trocoli, responsável pela assistência de direção; Rafael Grilo, responsável pela produção audiovisual; Erick Saboya, que assina o cenário; e Moisés Victório, que assina o desenho de luz e a transmissão ao vivo.

Serviço:

O quê: Espetáculo Do Outro Lado do Mar

Quando: domingo (dia 20/06), às 19h

Quanto: ingressos a partir de R$ 10 a venda pelo site www.sympla.com.br/vilavelha

Onde: Transmissão on-line pelo canal Novo Vila Virtual – palco virtual do Teatro Vila Velha no YouTube

Rafael Veloso

Jornalista formado pelo Centro Universitário da Bahia - Estácio em 2009. É editor do site Rafael Veloso.com.br desde 2003. Atuou com produção de programas de TV e rádio, tem experiência com web jornalismo e há 11 anos trabalha com Assessoria de Comunicação Interna e Externa. E-mail: contato@rafaelveloso.com.br.