Festival MA_SSA reúne 15 artistas baianos em shows, galeria virtual e debates

O Festival MA_SSA, que teve sua primeira edição em 2018, retorna agora em formato virtual reunindo 15 artistas baianos em lives, galeria virtual e hacklabs para debater propostas de sustentabilidade e economia criativa. Todas as atividades do projeto acontecerão nesta sexta-feira (dia 23) e sábado (dia 24), no site www.festivalmassa.com.br, sendo que algumas delas também serão transmitidas no YouTube, como as lives, e no Zoom, no caso dos hacklabs.

“É um grande desafio traduzir o projeto para o ambiente virtual, já que ele nasceu essencialmente para acontecer numa comunidade, com as pessoas daquela localidade sendo protagonistas do processo. Ao mesmo tempo, tem sido muito gratificante levar arte para o público que está em casa, porque seria muito difícil passar por esse período de pandemia sem cultura”, afirma o idealizador do projeto, Jorginho Falcão, da Ruffo Marketing, Cultura e Arte, que realiza o festival.

A programação musical no primeiro dia do Festival MA_SSA será aberta pelo show da rapper baiana Duquesa, nome artístico de Jeysa Ribeiro. Ela iniciou sua carreira em 2015 em Feira de Santana (BA), sua cidade natal, e desde então vem apresentando um trabalho autoral, tendo lançado os singles Dois Mundos, Futurista e Diz. Em 2019, Duquesa gravou participação na canção Eu Quero Você, do álbum Samba Reggae e Outras Vibes, da cantora Ju Moraes. Duquesa também emprestou sua voz para a faixa Amor e Calor, do disco do rapper Rincon Sapiência, Mundo Manicongo: Dramas, Danças e Afroreps.

Já no sábado (dia 24), o cantor, compositor e ator Pedro Pondé mostra no Festival MA_SSA um show em que mescla sucessos da sua carreira e canções do novo álbum, Simples Assim. O disco, sétimo de sua carreira, foi lançado em março, tendo sido definido pelo artista como um álbum solo, livre de amarras e rótulos. “Simples Assim traz um sopro de vida ao invocar lembranças de dias melhores e, também, um convite para perceber a riqueza das coisas simples. É um disco romântico, de amor, um abraço no meio da guerra”, explica Pedro Pondé, que estreia como artista plástico durante o festival, com desenhos digitais expostos na galeria virtual.

A primeira edição do Festival MA_SSA ocorreu no Parque Solar Boa Vista, no bairro de Brotas, em Salvador, e promoveu a aproximação da comunidade com o equipamento cultural, dando a oportunidade dos moradores se envolverem com o processo de requalificação do espaço. As atividades incluíram intervenções urbanas, oficinas formativas, culturais e esportivas, voltada para crianças, jovens, adultos e idosos, além de apresentações musicais,

Nesta edição, além da música, as artes visuais aparecem como destaque na programação do festival. O projeto criou uma galeria de artes em realidade aumentada no www.festivalmassa.com.br. No site estarão expostas as obras de 14 artistas baianos, entre eles: Marcilia Barros, Vic Zacconi, Anihaze, Adriano Magalhães (Fino), Malfeitona, André Fofano, Skank & Nara Gentil, Neto Maia, Franco Santos e os também músicos Pedro Pondé – estreando nas artes plásticas – e Pietro Leal, que apresenta seu Diário Sub Urbano, com ilustrações e poemas que retratam cenas e personagens do metrô paulistano. Dois artistas visuais, Elano Passos e Reiv, irão para as ruas fazer intervenções artísticas em dois pontos da cidade de Lauro de Freitas, na região Metropolita de Salvador. O processo de criação poderá ser acompanhado, com registros de fotos e vídeos, na galeria virtual do MA_SSA.

Nos dois dias de programação, haverá ainda hacklabs com a proposta de debater sustentabilidade e economia criativa. Na sexta-feira (dia 23), a produtora Rafaela Moreira irá mediar o debate Por Dentro do Processo Criativo com a participação dos próprios artistas do projeto. Já no sábado (dia 24), a produtora Maria Clara Amorim, o educador e diretor musical Igor Gnomo e a produtora e artista LGTBQIA+ Laís Marques conversam sobre Empreendedorismo Cultural e Sustentabilidade, com mediação da pesquisadora e consultora em impacto social, Leana Mattei. Os hacklabs acontecem de 19h às 20h e já estão com inscrições abertas pelos links Por Dentro do Processo Criativo (23/07) e Empreendedorismo Cultural e Sustentabilidade (24/07).

O Festival MA_SSA tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Rafael Veloso

Jornalista formado pelo Centro Universitário Estácio da Bahia - Estácio FIB em 2009. É editor do site Rafael Veloso.com.br desde 2003. Atuou em produção de programas de TV e rádio, tem experiência com web jornalismo e há 11 anos trabalha com Assessoria de Comunicação Interna e Externa. E-mail: contato@rafaelveloso.com.br.