Curta-metragem de estudante da UFRB é premiado no Festival de Cannes

O curta-metragem Cantareira, de Rodrigo Rybeiro, estudante do segundo semestre do curso de Cinema e Audiovisual, na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em Cachoeira (BA), foi premiado no Festival de Cannes 2021. A 74ª edição da premiação foi realizada entre os dias 6 e 17 de julho, na França. O paulista Rodrigo Rybeiro, de 25 anos, conquistou o terceiro lugar da mostra competitiva reservada a estudantes, a Cinéfoundation, ao empatar com a produção romena Love stories on the move, de Carina-Gabriela Dasoveanu.

O filme brasileiro premiado nesta edição do Festival de Cannes é o seu trabalho de conclusão do curso técnico em Direção Cinematográfica, da Academia Internacional de Cinema (AIC), em São Paulo, que terminou em 2019. No curta-metragem Cantareira, Rodrigo assina o roteiro, direção, montagem e até desenho de som da obra. O filme ficou entre os 17 finalistas, do total de 1.835 inscritos vinculados a 490 escolas de cinema no mundo.

O enredo do filme aborda questões socioambientais a partir da vivência do jovem Bento, dividido entre o campo e a cidade. A inspiração para o enredo Rodrigo diz que partiu de sua experiência pessoal, quando viveu no centro de São Paulo, aos 16 anos, vindo da Serra da Cantareira, no norte paulistano. Ele levou em conta também a vivência dos migrantes que conheceu e os contrastes entre a vida no campo e na cidade.

“Foi um grande aprendizado para todo mundo, uma escola muito forte de produção, eu acho que esse prêmio só vem para brindar tudo que a gente se dedicou, tudo que a gente botou o coração para fazer”, orgulha-se Rodrigo. O estudante brasileiro dividirá os 7,5 mil Euros da premiação com jovem da Romênia. Os curta-metragens L’enfant Salamandre, do belga Théo Degen, e Cicada, do sul-coreanos Yoon Daewoen, conquistaram, respectivamente, a primeira e a segunda colocação na premiação.

Curta-metragem de estudante da UFRB é premiado no Festival de Cannes
Rodrigo Rybeiro (à direita) na premiação de Cannes Foto: Mathilde Gardel/ Divulgação

Rafael Veloso

Jornalista formado pelo Centro Universitário Estácio da Bahia - Estácio FIB em 2009. É editor do site Rafael Veloso.com.br desde 2003. Atuou em produção de programas de TV e rádio, tem experiência com web jornalismo e há 11 anos trabalha com Assessoria de Comunicação Interna e Externa. E-mail: contato@rafaelveloso.com.br.