Gravado em plano-sequência, filme “O Buscador” reflete sobre a realidade política e ideológica do país

Os embates políticos e ideológicos de uma família tipicamente burguesa no Brasil é o pano de fundo para o filme O Buscador (The Seeker), que estreia nos cinemas do país na próxima quinta-feira (dia 29). O longa-metragem, dirigido pelo ator e cineasta Bernardo Barreto, foi filmado em plano-sequência em apenas dois dias. “Filmar o filme em plano-sequência foi uma necessidade. A ideia original era fazer o filme em 21 dias, mas a partir do momento que esses dias foram sendo reduzidos, chegando a cinco, não tinha como rodar de forma tradicional e fez todo sentido fazer dessa forma, já que só tínhamos duas locações”, explica.

No elenco, estão atores como: Pierre Santos, Mariana Molina, Monique Alfradique, Débora Duboc, Bruno Ferrari, Erom Cordeiro, Mário Hermeto, Aline Fanju e Luiz Felipe Mello. O diretor conta que sua experiência como ator de teatro ajudou a vencer os desafios impostos pela opção da gravação em plano-sequência. “Eu tinha o elenco por 15 dias e aproveitei esse período para ensaiar com os atores e o diretor de fotografia, que operou a câmera. Quando você tira a edição no cinema, você tira o controle. Quem passa a dominar o filme é o elenco e a câmera, fica tudo ultra realista. Com esse estilo de filmar o filme fica muito vivo”, afirma o diretor.

O Buscador retrata a história da jovem Isabella (Mariana Molina), filha de um poderoso político que cresceu cercada de luxo e que se apaixona por Giovanni (Pierre Santos), um líder de uma comunidade sustentável que prega o amor livre. Isabela abandona sua vida de conforto para construir uma vida diferente e, após quatro anos longe de casa, tenta uma reaproximação com a família, descobrindo que seu pai está envolvido em um dos maiores escândalos de corrupção do Brasil. Impactada pela situação, ela decide enfrentar os fantasmas de seu passado.

No filme, Bernardo aborda os temas que afligem o país em uma sequência de cenas com um propósito crítico. A construção do roteiro aconteceu num momento em que o ator e diretor buscava novos caminhos para sua vida, se reinventar como artista e de mudança para os Estados Unidos. Paralelo a essas inquietações pessoais, o Brasil vivia a polarização política, dividido entre Esquerda e Direita, na época do Impeachment de Dilma Rousseff.

“As pessoas estavam extremamente violentas. Elas continuam dessa forma e eu no meio disso, absorvendo todas essas informações e tentando entender aonde isso morava em mim. Então foi uma forma de juntar essa experiência pessoal e ao mesmo tempo trazer todo o universo e questionamento das coisas que estavam acontecendo no país e no mundo também, porque tinha esse movimento acontecendo em diversos países, como Estados Unidos, por exemplo”, explica Bernardo.

Com mais de 20 filmes estrelados internacionalmente, entre curtas e longas, séries e novelas, Bernardo Barreto iniciou sua carreira em 2006 com o personagem Cauã, protagonista de Malhação. A paixão pelo cinema e o desejo de levar narrativas autorais para as telas, o desenvolveu como roteirista, diretor e produtor através de sua produtora de cinema que opera tanto em Nova York, como no Brasil, onde vive atualmente.

O Buscador foi produzido pela Berny Filmes com distribuição pela O2 Play. Já a trilha sonora escolhida para o filme é a canção de Pramit Almeida, Coração de um Buscador, que contextualiza a mensagem do longa. O Buscador recebeu o prêmio Especial do Júri do Tallinn Black Nights Film Festival 2019 (Festival de Cinema PÖFF 2019), além do Prêmio de Melhor Diretor Artístico no Festival de Cinema Independente de Montreal e no Festival CinePE ganhou ainda o Prêmio de Melhor Ator e Atriz coadjuvante.

Ouça a entrevista do diretor Bernardo Barreto no episódio #06 do podcast Destaques da Semana

Assista ao trailer abaixo:

Rafael Veloso

Jornalista formado pelo Centro Universitário Estácio da Bahia - Estácio FIB em 2009. É editor do site Rafael Veloso.com.br desde 2003. Atuou em produção de programas de TV e rádio, tem experiência com web jornalismo e há 11 anos trabalha com Assessoria de Comunicação Interna e Externa. E-mail: contato@rafaelveloso.com.br.