Espetáculo musical abre as comemorações pelos 57 anos do Teatro Vila Velha

O musical As canções que Jarbas fez para nossos espetáculos abre a programação em comemoração pelos 57 anos do Teatro Vila Velha, em Salvador. O espetáculo será transmitido neste sábado, dia 31 de julho, data do aniversário do Vila, um dos mais atuantes centros de formação, criação e difusão das artes cênicas baianas. A celebração, que segue até 10 de setembro, é composta pela exibição on-line de espetáculos dos grupos residentes que passaram pelo teatro ao longo da história. Todas as exibições são gratuitas e acontecem sempre às 19h, no canal do Vila no YouTube. Após cada sessão, irá ocorrer também bate-papos com convidados que fizeram parte da equipe dos espetáculos.

As canções que Jarbas fez para nossos espetáculos relembra trechos de peças que ganharam canções do músico Jarbas Bittencourt e foram encenadas no Vila Velha. A obra foi montada e apresentada para comemorar o aniversário do teatro em 2012. O registro apresenta espetáculos como: Cabaré da Raça, Erê, Ó pai ó, Fausto, A Mãe e Dom Quixote. Após a transmissão gratuita, o diretor teatral Marcio Meirelles, a coreógrafa Cristina Castro, o músico Jarbas Bittencourt e outros criadores que colaboraram com o Teatro Vila Velha se reúnem para um bate-papo sobre o tema: A música no Vila. O debate aborda a relação do Vila Velha com a música e como ela está sempre presente em todas as produções e projetos do teatro.

Além dos registros, acontece também o Viladança Convida, série de bate-papos mediados por Cristina Castro, criadora do Núcleo Viladança. Os encontros irão acontecer nos dias 5 e 21/08, às 17h, também no YouTube do Vila. O Bando de Teatro Olodum também marca presença na programação de aniversário do Vila. O espetáculo Já fui!, será exibido pela primeira vez ao público geral dia 6 de agosto, às 19h. O espetáculo, criado para um projeto interno do DETRAN em 1999, tem caráter educativo ao tratar da educação no trânsito, mas de forma lúdica, divertida e tipicamente baiana. A obra conta com encenação de Marcio Meirelles e traz no elenco os atores Lázaro Ramos e Valdinéia Soriano. 

A programação conta ainda com os espetáculos Paparutas, da Companhia Novos Novos, no dia 13/08; A Sacanagem da Outra, da A Outra Companhia de Teatro, no dia 20/08; Primeiro de Abril, do Vilavox, no dia 27/08; Muvuca, do Núcleo Viladança, no dia 3/09; e Do outro lado do Mar, da Companhia Teatro dos Novos, no dia 10/09 finalizando a programação comemorativa. 

Serviço:

O quê: espetáculo As canções que Jarbas fez para nossos espetáculos – Abertura da programação dos 57 anos do Teatro Vila Velha

Onde: no canal do Vila no YouTube (youtube.com.br/teatrovilavelha)

Quando: sábado (dia 31/07), às 19h

Quanto: Gratuito