Inscrições abertas para o Prêmio São Paulo de Literatura 2021

Estão abertas as inscrições para a 14ª edição do Prêmio São Paulo de Literatura, que promete a maior premiação individual para o gênero no país. Cada ganhador receberá um prêmio no valor de R$ 200 mil. Serão contemplados um autor pela categoria Melhor Romance de Ficção do Ano de 2020 e outro como Melhor Romance de Ficção de Estreia do Ano de 2020. As inscrições são gratuitas e abertas a autores lusófonos e editoras brasileiras. Os interessados têm até às 23h59 do dia 6 de setembro de 2021 para se inscrever pelo link da plataforma. O edital completo está disponível no site do Prêmio São Paulo de Literatura.

Criado em 2008 pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do estado paulistano, o Prêmio São Paulo de Literatura tem como objetivo estimular a produção literária de qualidade, valorizar o setor e favorecer a formação de leitores e escritores, reconhecendo grandes nomes e também novos talentos. Para concorrer, a obra de ficção deve ter sido escrita originalmente em português e ter sua primeira edição publicada entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2020. Somente obras no formato impresso, com ISBN, podem participar. Na categoria Melhor Romance de Ficção do Ano de 2020, poderão se inscrever autores que já publicaram romances anteriormente. Já na categoria Melhor Romance de Ficção de Estreia do Ano de 2020, os escritores podem ter obras publicadas em outros gêneros, desde que o livro inscrito seja o seu primeiro romance de ficção.

A 13ª edição do Prêmio São Paulo de Literatura teve como vencedores a escritora Claudia Lage na categoria de Melhor Romance de Ficção do ano de 2019, com a obra O Corpo Interminável, publicada pela Editora Record; e Marcelo Labes, que venceu na categoria Melhor Romance de Ficção de Estreia de 2019, com o livro Paraízo-Paraguay, publicado pela Editora Caiaponte.

Rafael Veloso

Jornalista formado pelo Centro Universitário Estácio da Bahia - Estácio FIB em 2009. É editor do site Rafael Veloso.com.br desde 2003. Atuou em produção de programas de TV e rádio, tem experiência com web jornalismo e há 11 anos trabalha com Assessoria de Comunicação Interna e Externa. E-mail: contato@rafaelveloso.com.br.