Teatro Popular de Ilhéus comemora 25 anos com programação especial no Vila Velha

Para comemorar os 25 anos de fundação do Teatro Popular de Ilhéus, o grupo promove uma programação especial durante o mês de agosto no palco virtual do Teatro Vila Velha no YouTube. Serão exibidos gratuitamente os espetáculos Teodorico Majestade – a última live de um prefeito, neste sábado (dia 14), e intimIDADES, nos dias 21 e 28 (sábado e domingo), sempre às 20h, no YouTube do Vila. Rodas de conversa para debater sobre a trajetória do grupo e a resistência da cena teatral na Bahia completam a programação. Romualdo Lisboa, um dos fundadores do Teatro Popular de Ilhéus, juntamente com Marcio Meirelles, diretor teatral e gestor cultural do Vila Velha, se reúnem com Sonia Robatto (dia 16/08), e com Carl Von Hauenschild (dia 30/08). As conversas acontecem sempre às 19h, também no YouTube do Vila.

O espetáculo Teodorico Majestade – a última live de um prefeito abre a programação de comemoração do Teatro Popular de Ilhéus, neste sábado (dia 14). Indicada para o Prêmio Braskem de Teatro em 2008 e inspirada na literatura de cordel, na xilogravura e no cancioneiro nordestino, a peça narra o drama do prefeito Teodorico Majestade, da fictícia Ilha Bela. Acuado em seu gabinete e cercado pela população revoltada com suas trapaças, o prefeito tenta negociar com o povo num ato de desespero para se manter no poder. O espetáculo tem texto e direção de Romualdo Lisboa e no elenco os atores Ely Izidro, Takaro Vítor, Tânia Barbosa, Aldenor Garcia e Cabeça Isidoro.

Nos dias 21 e 28 acontece a exibição da performance audiovisual IntimIDADES, que apresenta o relato de três atrizes sobre o tempo, o corpo e o sonho. A partir das cenas, o público fará uma viagem na memória das três atrizes/personagens, sua relação com o corpo que se transforma no tempo, as lutas diárias contra o patriarcado e os seus sonhos. A performance busca refletir sobre os conflitos que o tempo nos impõe, abrindo uma janela num diálogo entre passado, presente e futuro. Com Tânia Barbosa, Iara Colina e Mãe Ilza Mukalê, o espetáculo tem dramaturgia coletiva, músicas de Eloah Monteiro, encenação e letras de Romualdo Lisboa e arranjos de Pablo Lisboa.

O Teatro Popular de Ilhéus inclui na programação rodas de conversa com temas relacionados à história e realizações do grupo, bem como o movimento de resistência do campo do teatro e dos equipamentos culturais, que por sua vez são importantes centros de criação e difusão das artes cênicas. No primeiro encontro, dia 16/08, Romualdo Lisboa, Marcio Meirelles e Sonia Robatto, atriz e escritora, se reúnem para uma live com o tema “Équio Reis – do Teatro Vila Velha ao Teatro Popular de Ilhéus“. Já no dia 30/08, Lisboa, Meirelles e Carl Von Hauenschild, arquiteto do Teatro Vila Velha, participam da conversa com o tema “TPI + 25 anos de (re)existência“.

https://youtube.com/watch?v=GwBSpax3wDk