Salvador vai sediar 2ª edição de festival nordestino de Pole Dance

Artistas de diversos estados brasileiros estarão reunidos em Salvador para participar da 2ª edição do Festival Oxente de Pole Dance. O objetivo do evento é inserir o Nordeste no cenário nacional de Pole Dance, além de desconstruir estereótipos e preconceitos que ainda existem em relação a essa modalidade de dança e prática esportiva. Neste ano, o festival vai homenagear a maior festa popular do planeta, o Carnaval. O evento acontece no sábado (dia 21), no palco do Teatro Vila Velha, com transmissão ao vivo a partir das 17h no canal do Vila, no Youtube.

“Eventos como o Festival Oxente de Pole Dance e outros festivais nacionais ajudam as pessoas a terem conhecimento e não julgar antes de conhecer. Através da difusão as pessoas passam a entender que é uma modalidade de dança que trabalha o corpo de forma integral, usando muito a musculatura, o peso corporal, além de trabalhar o empoderamento feminino, e tudo isso num palco, onde a gente utiliza essa máxima potência para explorar nossa feminilidade”, ressalta a idealizadora do Festival, Gigi Lovers, instrutora e artista de pole dance e artes circenses. Ela lembra ainda, que não é uma modalidade só praticada por mulheres. “Também temos muitos homens, muitos talentos praticando o Pole Dance”.

A 2ª edição do Festival Oxente de Pole Dance propõe exaltar e valorizar as produções, studios e artistas da modalidade do Norte e Nordeste do Brasil. O evento dá liberdade artística para todos os participantes e convidados, além da mistura de linguagens artísticas como o teatro, a dança e o circo. “O Festival Oxente de Pole Dance surgiu da necessidade de colocar o Nordeste nesta cena, que antes só girava no eixo Rio-São Paulo, até Rio Grande do Sul e Minas. E os talentos das regiões norte e nordeste do país ficavam isolados e são regiões que são celeiro de talentos, de potências e de mulheres empreendedoras”, afirma Gigi.

“A programação desse ano traz diversos desses artistas do norte e nordeste brasileiro, campeões inclusive de diversos campeonatos”, ressalta a idealizadora do festival, revelando que, “possivelmente a modalidade vai ser esporte teste nas próximas Olimpíadas, em Paris 2024”. Uma das presenças já confirmadas é a soteropolitana Erika Thompson, treinadora e atleta da atividade física. A baiana é autodidata e hoje é proprietária de um studio em Salvador, além de ser campeã do Pole Theatre Brasil, um renomado campeonato que ocorre no mundo inteiro.

Outro artista confirmado é Renan Leal, instrutor de pole dance no Rio de Janeiro e duas vezes campeão do Exotic Generation, incluído em 2020 na Rússia. Uni-se a esse time, a bailarina gaúcha Letícia Telles, criadora do curso Poder da Libido, e uma das organizadoras do Festival Gaúcho de Pole Dance e Artes. Ana Limy, sócia e idealizadora da Copa Pole e campeã da categoria Pole Art Profissional e Duplas Aero Dance Show 2018, vice-campeã brasileira de Pole Sports, na categoria profissional duplas 2018 e vice-campeã Brasil Pole Championship 2018, na categoria Profissional, além de produtora de um dos maiores festivais de pole dance do Brasil, o Rio Pole Fest.

Outros nomes que se destacam na programação do 2º Festival Oxente de Pole Dance é o de Aisha Britto, instrutora de pole dance e formada em Artes Cênicas (Salvador-BA); Uriel Trindade, bailarino e pole dancer (Aracaju-SE); Karine Ribeiro, idealizadora Be Sexy, Festival de Pole Dance e Artes Sensuais e pioneira de Exotic Pole em seu estado (Aracaju-SE); e Roberta e Carolina Martins, irmãs e sócias do Pin Up Pole Studio (Rio de Janeiro-RJ).

Serviço:

O quê: 2ª edição do Festival Oxente de Pole Dance

Quando: sábado (dia 21/08), às 17h

Onde: transmissão ao vivo pelo canal do Teatro Vila Velha no YouTube

Ouça no episódio #09 do podcast Destaques da Semana, a entrevista com a idealizadora do 2º Festival Oxente de Pole Dance, Gigi Lovers, sobre o evento que vai homenagear o Carnaval

Rafael Veloso

Jornalista formado pelo Centro Universitário Estácio da Bahia - Estácio FIB em 2009. É editor do site Rafael Veloso.com.br desde 2003. Atuou em produção de programas de TV e rádio, tem experiência com web jornalismo e há 11 anos trabalha com Assessoria de Comunicação Interna e Externa. E-mail: contato@rafaelveloso.com.br.