Neojiba apresenta concerto de metais e percussão no “Domingo no TCA”

O projeto Domingo no TCA deste mês de agosto apresenta concerto do Grupo de Metais e Percussão do Neojiba (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia). O time musical é formado pelos integrantes da Orquestra 2 de Julho, principal formação musical do Neojiba. Os músicos serão regidos pelo maestro Helder Passinho, que ainda fará comentários sobre as obras executadas. O registro audiovisual será transmitido neste domingo (dia 29), às 11h, pelo canal do Teatro Castro Alves no YouTube e com exibição simultânea na TVE Bahia.

Este concerto é uma homenagem às bandas marciais baianas e traz peças famosas no repertório dessas formações, como a Abertura Persis, de James L. Horsay, e Hyde Park, de Keith Mansfield. O concerto tem ainda terá a execução de Bacchanale, de Camille Saint-Säens, além de obras populares brasileiras com arranjos sinfônicos, como Asa Branca, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, e Pombo Correio, de Moraes Moreira.

Outro destaque do repertório é a Marcha Nupcial de Aipré, com composição assinada por Alfredo Moura, professor da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O Grupo de Metais e Percussão do Neojiba fará a segunda apresentação desta peça na Bahia, com solo do trompista Orlando Afanador, coordenador pedagógico de trompa do programa.

Criado em 2007, o Neojiba promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em 13 anos, o Neojiba atendeu, direta e indiretamente, mais de 10 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos. Atualmente, o programa beneficia 1.970 integrantes diretos em seus 13 núcleos, e 4.500 indiretos em ações de apoio a iniciativas musicais parceiras.

Serviço:

O quê: Domingo no TCA apresenta concerto do Grupo de Metais e Percussão do Neojiba

Quando: domingo (dia 29), às 11h

Onde: transmissão pelo canal do Teatro Castro Alves no YouTube e com exibição simultânea na TVE Bahia

YouTube player