Espetáculo “Carta para Violeta” apresenta diálogo entre teatro e cinema

O espetáculo solo Carta para Violeta, que apresenta um diálogo entre as linguagens de teatro e cinema, será uma das atrações da programação virtual do Centro Cultural Banco do Nordeste deste fim de semana. Nesta sexta-feira (dia 27), às 18h, a atriz Débora Ingrid apresenta o espetáculo inspirado na vida e obra da cantora chilena Violeta Parra, autora de canções como, Gracias a la vida e nas memórias da casa de barro da sua avó Terezinha, em Russas, no interior do Ceará, onde foi gravado o projeto.

Carta para Violeta propõe um encontro inusitado, entre uma atriz do interior do Ceará com um símbolo da arte popular da América Latina. Movimento propício para rever as memórias afetivas de um terreiro com embolada de coco, as memórias das canções das mulheres do Sertão, as memórias de amores intensos e dolorosos, memórias de luta contra a fome e a injustiça.

Este é um projeto de vídeo-teatro, unindo a cena teatral com um olhar cinematográfico que faz parte da experiência da atriz e produtora cultural de Russas, cidade à 165 km de Fortaleza. Apesar de jovem, Débora Ingrid já trabalha com teatro, dança e cinema há quase 20 anos, sendo premiada como melhor atriz em 2014, no Festival Paulínia de Cinema, pela atuação no filme A história da Eternidade, de Camilo Cavalcante.

Outra atração teatral

No domingo (dia 29), às 20h, a Trup La Confusion, da cidade de Cajazeiras (PB), encena o espetáculo O palhaço chegou, que conta a história do palhaço Hanuntem. Em virtude das dificuldades enfrentadas pelo circo, ele decide abandonar a profissão e viajar para o Sudeste do país, para trabalhar no corte de cana. Sabendo disso, o palhaço Chapo, seu parceiro de picadeiro, propõe uma última apresentação no Circo La Confusion, na tentativa de que a plateia convença Hanuntem a desistir de sua decisão.

Serviço:

O quê: Espetáculo Carta para Violeta (Russas – CE)

Quando: sexta-feira (dia 27), às 18h

Onde: no canal no YouTube do Centro Cultural Banco do Nordeste


O quê: Espetáculo O palhaço chegou (Cajazeiras – PB)

Quando: domingo (dia 29), às 20h

Onde: no canal no YouTube do Centro Cultural Banco do Nordeste

Rafael Veloso

Jornalista formado pelo Centro Universitário Estácio da Bahia - Estácio FIB em 2009. É editor do site Rafael Veloso.com.br desde 2003. Atuou em produção de programas de TV e rádio, tem experiência com web jornalismo e há 11 anos trabalha com Assessoria de Comunicação Interna e Externa. E-mail: contato@rafaelveloso.com.br.