Cantora baiana Xenia França participa do projeto Inhotim em Cena

A cantora e compositora baiana Xenia França participa do projeto Inhotim em Cena desta semana. A performance musical inédita foi gravada entre as Patas de Elefante, um dos elementos do Jardim do Inhotim, em Brumadinho (MG), e será transmitida neste sábado (dia 11), a partir das 11h, pelo site e pelo canal do Instituto Inhotim no YouTube. “A arte me emociona de todas as formas possíveis. Estar no Inhotim é como estar em outra dimensão, uma outra atmosfera. E vejo na natureza a capacidade de criar com tanta facilidade coisas simples e complexas”, ressalta a cantora.

O repertório do show mescla jazz, música eletrônica, ritmos cubanos e afro brasileiros. Entre os destaques do repertório, está a música Pra que me chamas?, do álbum XENIA. O disco, lançado em 2017, teve produção musical de Lourenço Rebetez e Pipo Pegoraro, e coprodução da própria artista. A música e o álbum, inclusive, renderam à Xenia a indicação ao Grammy Latino em duas categorias.

Xenia França nasceu na cidade de Camaçari, Região Metropolitana de Salvador, e começou a carreira artística como modelo em São Paulo. Em 2008, passou a cantar em bares da capital paulista, quando foi descoberta pelo rapper Emicida, que a convidou para participar das gravações do EP Sua Mina Ouve Meu Rep Tamém e do álbum Emicídio, ambos de 2010.

A cantora está inserida em um cenário artístico de reverência e valorização da cultura afro-brasileira. Foi por meio de sua música que a artista construiu pontes para além dela. À convite do Ministério de Relações Exteriores da Alemanha, ela participou da criação da rede UNIDAS – uma iniciativa para aproximar mulheres da Alemanha, Caribe e América Latina.

Já passaram pela programação do Inhotim em Cena 2021, projeto que tem apoio do Instituto Cultural Vale, nomes emblemáticos da música brasileira como Arnaldo Antunes, Otto e Pedro Luís. Todos os shows estão disponíveis no canal do Instituto Inhotim no YouTube.

Serviço:

O quê: Projeto Inhotim em Cena com a cantora baiana Xenia França

Quando: sábado (dia 11), às 11h

Onde: Transmissão no site e no canal do instituto no YouTube.