Espetáculo “O Beijo no Asfalto” ganha versão teatral baiana no YouTube

Estreia neste sábado (dia 16) a versão baiana para o espetáculo O Beijo no Asfalto, clássico de Nelson Rodrigues (1912-1980). A montagem teatral da A Última Companhia de Teatro tem direção de Celso Jr. e será exibida gratuitamente no canal da companhia no YouTube por tempo limitado. A peça faz uma analogia do enredo original escrito em 1961, com a contemporaneidade das “Fakes News”, quando o personagem principal Arandir, interpretado pelo ator Igor Epifânio, é envolvido numa trama sórdida até a sua destruição.

Nesta versão, o espetáculo teatral se adapta ao audiovisual, mas sem perder a teatralidade da narrativa trágica de Nelson Rodrigues. “A gente optou por não naturalizar demais e sim teatralizar. Isso obviamente está refletido tanto na cenografia, na Iluminação de João Sanches, nos figurinos de Roberto Laplane, na própria direção e na movimentação de cena, é muito teatral, é muito trágico. Ao mesmo tempo, a gente consegue renovar a obra de Nelson, imprimindo o sotaque baiano”, afirma o diretor Celso Jr. Ele explica, ainda, que “embora a gente acredite que vá fazer a peça com plateia presencial no ano que vem, essa versão foi pensada especificamente para gravação audiovisual”.

O ator Igor Epifânio ressalta o desafio da construção desta nova versão de O Beijo no Asfalto. “Nelson Rodrigues é um dramaturgo clássico e quem estuda Artes Cênicas de alguma maneira já o viu. Ele tem uma mão bem característica, bem original. É muito bom fazê-lo. Ele traz essa teatralidade da vida, que é mais construída, mais pensada e que eu acho muito interessante. Como ator, é um desafio sempre bom pensar o que você pode acrescentar de novo para a versão”, garante.

Para o ator, o contexto da pandemia, das fake news, o excesso de informação e até a forma como isso tudo nos afeta, o ajudaram na defesa do seu personagem. “Para mim o desafio maior foi expor esse Arandir que eu estava enxergando agora, pós pandemia, no meio de todo esse caos que estamos vivendo e o quão desprotegidos estamos ou até despreparados para fazer alguns comentários sem pensar, mas que vão reverberar negativamente na vida da gente e de outras pessoas”, analisa Igor Epifânio.

Além de Igor e do diretor Celso Jr. que também contracena no espetáculo, estão no elenco os atores: Camila Castro, Luiz Pepeu, Alexandre Moreira, Fernanda Paquelet, Meniky Marla, Igor Nascimento, Thauan Vivas, Beatriz Alsanti, Isabela Silveira e Tiago Querino. Essa montagem do espetáculo O Beijo no Asfalto é fruto do Edital Gregórios Ano II, de 2019, promovido pela Prefeitura de Salvador, por meio da Fundação Gregório de Mattos. “Esse projeto previa a montagem de duas peças, a primeira foi A Última Virgem, que estava em cartaz quando veio a pandemia e a gente teve que interromper depois de apenas cinco apresentações e fazia parte também do projeto a montagem de O Beijo no Asfalto, que precisou ser pensada para o audiovisual”, ressalta Celso Jr.

Serviço:

O quê: Espetáculo O Beijo no Asfalto – A Última Companhia de Teatro

Quando: A partir das 23h59 deste sábado (dia 15)

Onde: no canal da A Última Companhia de Teatro no YouTube

Quanto: Exibição gratuito, mas por tempo limitado

Ouça abaixo a entrevista do diretor Celso Jr e do ator Igor Epifânio no episódio #18 do podcast Destaques da Semana

Rafael Veloso

Jornalista formado pelo Centro Universitário Estácio da Bahia - Estácio FIB em 2009. É editor do site Rafael Veloso.com.br desde 2003. Atuou em produção de programas de TV e rádio, tem experiência com web jornalismo e há 11 anos trabalha com Assessoria de Comunicação Interna e Externa. E-mail: contato@rafaelveloso.com.br.