Consciência Negra: veja 18 filmes que retratam a representatividade e o movimento antirracista

Neste sábado, 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, indicamos 18 filmes que retratam histórias inspiradoras de representatividade e para entender o movimento antirracista. A data foi instituída em 2003 e marca o dia da morte de Zumbi dos Palmares (1655-1695), líder do Quilombo dos Palmares, um dos maiores e de maior relevância histórica, que ficava localizado entre os estado de Alagoas e Pernambuco.


12 anos de Escravidão

Em 1841, Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor) é um negro livre, que vive em paz ao lado da esposa e filhos. Um dia, após aceitar um trabalho que o leva a outra cidade, ele é sequestrado e acorrentado. Vendido como se fosse um escravo, Solomon precisa superar humilhações físicas e emocionais para sobreviver. Ao longo de 12 anos, ele passa por dois senhores, Ford (Benedict Cumberbatch) e Edwin Epps (Michael Fassbender), que exploram seus serviços. Assista no Star+.

YouTube player

A Cor Púrpura

Este conto épico abrange 40 anos na vida de Celie (Whoopi Goldberg), uma mulher afro-americana que mora no Sul e que sobreviveu abuso e intolerância de seu pai. Depois que seu pai a casa com o degradante Sr. Albert Johnson (Danny Glover), as coisas vão de mal a pior. Celie procura encontrar companhia em qualquer lugar que pode. Perseverante, ela mantém o sonho de um dia reencontrar sua irmã na África. Assista no HBOMax, YouTube Filmes, Google Play Filmes e TV, Apple TV e Amazon Prime Video.

YouTube player

À procura da felicidade

Chris Gardner (Will Smith) enfrenta sérios problemas financeiros e Linda, sua esposa, decide partir. Ele agora é pai solteiro e precisa cuidar de Christopher, seu filho de 5 anos. Chris tenta usar sua habilidade como vendedor para conseguir um emprego melhor, mas só consegue um estágio não remunerado. Seus problemas financeiros não podem esperar uma promoção e eles acabam despejados. Chris e Christopher passam a dormir em abrigos ou onde quer que consigam um refúgio, mantendo a esperança de que dias melhores virão. Assista no YouTube Filmes, HBOMax, Google Play Filmes e TV, Amazon Prime Video ou Apple TV.

YouTube player

Django Livre

No sul dos Estados Unidos, o ex-escravo Django faz uma aliança inesperada com o caçador de recompensas Schultz para caçar os criminosos mais procurados do país e resgatar sua esposa de um fazendeiro que força seus escravos a participar de competições mortais. Assista no Netflix, YouTube Filmes, Google Play Filmes e TV, Amazon Prime Video e Apple TV.

YouTube player

Estrelas Além do Tempo

No auge da corrida espacial travada entre Estados Unidos e Rússia durante a Guerra Fria, uma equipe de cientistas da NASA – agência espacial americana, formada exclusivamente por mulheres afro-americanas, provou ser o elemento crucial que faltava na equação para a vitória dos Estados Unidos, liderando uma das maiores operações tecnológicas registradas na história americana e se tornando verdadeiras heroínas da nação.

YouTube player

Green Book: O Guia

Dr. Don Shirley é um pianista afro-americano de renome mundial, prestes a embarcar em uma turnê pelo sul dos Estados Unidos, em 1962. Como precisa de um motorista e guarda-costas, Shirley recruta Tony Lip, um ítalo-americano fanfarrão do Bronx. Apesar de suas diferenças, os dois homens desenvolvem uma ligação inesperada ao enfrentar o racismo e os perigos de uma era de segregação racial. Assista no HBO Max, Amazon Prime Video, YouTube Filmes, Google Play Filmes e TV e Apple TV.

YouTube player

Histórias Cruzadas

Nos anos 60, no Mississippi, Skeeter (Emma Stone) é uma garota da alta sociedade que retorna determinada a se tornar escritora. Ela começa a entrevistar as mulheres negras da cidade, que deixaram suas vidas para trabalhar na criação dos filhos da elite branca, da qual a própria Skeeter faz parte. Aibileen Clark (Viola Davis), a emprega da melhor amiga de Skeeter, é a primeira a conceder uma entrevista. Apesar das críticas, Skeeter e Aibileen continuam trabalhando juntas e, aos poucos, conseguem novas adesões. Assista no Star+.

YouTube player

Infiltrado na Klan

Em 1978, Ron Stallworth (John David Washington), um policial negro do Colorado, consegue se infiltrar na Ku Klux Klan local. Ele se comunica com os outros membros do grupo por meio de telefonemas e cartas, e quando precisava estar fisicamente presente, ele envia um outro policial branco em seu lugar. Depois de meses de investigação, Ron fica próximo do líder da seita, sendo responsável por sabotar uma série de linchamentos e outros crimes de ódio orquestrados pelos racistas. Assista no Netflix, Amazon Prime Video, YouTube Filmes, Google Play Filmes e TV e Apple TV.

YouTube player

Malcolm X

O líder afro-americano Malcolm X (Denzel Washington) tem o pai assassinado pela Klu Klux Klan e sua mãe internada por insanidade. Preso aos 20 anos de idade, Malcolm se converte ao islamismo e passa a pregar seus ideais. Assista no Amazon Prime Video.

YouTube player

Mandela: Longo Caminho para a Liberdade

O percurso traçado pelo líder sul-africano desde a sua infância, vivendo em uma pequena aldeia rural, até a eleição democrática ao cargo de presidente da República da África do Sul. Em uma luta constante pelo fim da segregação racial no país, Mandela chegou a passar 27 anos em cárcere pelo que acreditava. Assista no Amazon Prime Video, Apple TV, YouTube Filmes e Google Play Filmes e TV.

YouTube player

Moonlight: Sob a Luz do Luar

Black trilha uma jornada de autoconhecimento enquanto tenta escapar do caminho fácil da criminalidade e do mundo das drogas de Miami. Encontrando amor em locais surpreendentes, ele sonha com um futuro maravilhoso. Assista no HBO Max, YouTube Filmes, Google Play Filmes e TV e Apple TV.

YouTube player

O Menino que Descobriu o Vento

Sempre esforçando-se para adquirir conhecimentos diversificados, um jovem de Malawi se cansa de assistir todos os colegas de seu vilarejo passando por dificuldades e começa a desenvolver uma inovadora turbina de vento. O filme conta a história real do engenheiro William Kamkwamba (Maxwell Simba), que aos 14 anos construiu um moinho de vento na vila de Wimbe, onde residia com sua família, beneficiando toda a comunidade que sofria com a falta d’água e a fome. Assista na Netflix.

YouTube player

O Mordomo da Casa Branca

O filme de Lee Daniels reconta vários acontecimentos da história dos EUA pela perspectiva de Cecil Gaines (Forest Whitaker), um mordomo negro da Casa Branca que acompanhou os mandatos de 8 presidentes americanos. Sua carreira começou com Harry Truman em 1952 e terminou em 1986 com Ronald Reagan. Assista no Amazon Prime Vídeo.

YouTube player

Pantera Negra

Conheça a história de T’Challa (Chadwick Boseman), príncipe do reino de Wakanda, que perde o seu pai e viaja para os Estados Unidos, onde tem contato com os Vingadores. Entre as suas habilidades estão a velocidade, inteligência e os sentidos apurados. Assista no Disney+.

YouTube player

Que Horas Ela Volta?

A pernambucana Val (Regina Casé) se mudou para São Paulo com o intuito de proporcionar melhores condições de vida para a filha, Jéssica (Camila Márdila). Anos depois, a garota lhe telefona, dizendo que quer ir para a cidade prestar vestibular. Os chefes de Val recebem a menina de braços abertos, porém o seu comportamento complica as relações na casa. Assista no Globoplay, Telecine, YouTube Filmes, Google Play Filmes e TV e Apple TV.

YouTube player

Selma: Uma Luta pela Igualdade

A história da luta de Martin Luther King Jr. (David Oyelowo) para garantir o direito de voto dos afrodescendentes – uma campanha perigosa e aterrorizante que culminou na marcha épica de Selma a Montgomery, Alabama, e que estimulou a opinião pública norte-americana e convenceu o presidente Johnson a implementar a Lei dos Direitos de Voto em 1965. Assista em Amazon Prime Video.

YouTube player

Somos Todos Iguais

Deborah Hall (Renee Zelweger) é uma mulher religiosa que está lutando contra um grave câncer. Casada com Ron (Greg Kinnear), um importante negociante de arte, ela insiste para que o marido se aproxime de Denver (Djimon Hounsou), um perigoso mendigo com um passado de sofrimento e exploração. Assista em Netflix, Amazon Prime Video, YouTube Filmes, Google Play Filmes e TV ou Apple TV.

YouTube player

Uma Lição de Vida

Uma emocionante narrativa de superação baseada em uma história real. Kimani Maruge (Oliver Litondo) é um queniano de 84 anos, que luta para receber educação básica e se alfabetizar. Ele é admitido em uma escola de pré-escolares e, entre crianças de seis anos e um professor dedicado, ultrapassa os limites de um passado colonial e violento.

YouTube player