Mostra articula masculinidades e territorialidade no Museu do Recolhimento dos Humildes na Bahia

Masculinidades negras e territorialidade são os temais centrais que inspiraram a mostra h – Gênesis, do artista visual Lucas Nascimento, no Museu do Recolhimento dos Humildes, na cidade de Santo Amaro, no recôncavo baiano. A exposição é apresentada ao público pela primeira vez de segunda a sexta, das 9h às 16h, de 24 de novembro a 21 de janeiro de 2022.

A partir de seu estudo da forma física masculina, desenvolvido em diferentes linguagens artísticas, a investigação articula os marcadores de sua identidade de homem-preto-gay-sertanejo às tensões raciais experimentadas de modo coletivo. A mostra é uma cartografia dessa encruzilhada expressa em barro, tela e tecido.

“A exposição tem nove peças, sendo sete esculturas em argila daqui de Santo Amaro, que confere esse simbolismo regional. Elas não passaram pelo processo de cozimento, de assar, então, por estarem cruas, elas ganham outro aspecto, que é de craquelado. Tem uma impressão de 1,5 m por 3 m de altura e uma colagem que também compõem a pesquisa”, explica Lucas Nascimento.

Natural de Irecê, no sertão da Bahia, Lucas Nascimento é discente da Licenciatura Interdisciplinar em Artes no Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e artista das visualidades, com pesquisa no campo das masculinidades negras e territorialidade. Seu trabalho, autobiográfico, explora a experiência negra brasileira para produzir contranarrativa, tema que desenvolve através da pintura, escultura, fotografia e colagem digital. Aliado a isso, desde 2019, vem cultivando artistas independentes em grão, espaço de fomento às artes independentes em Santo Amaro do qual é cofundador e curador.

Serviço:

O quê: exposição “h – Gênesis”, de Lucas Nascimento

Quando: Abertura e roda de conversa com o artista: 24 de novembro, 10h. Visitação: até 21 de janeiro de 2022, de segunda a sexta, das 9h às 16h.

Onde: Museu do Recolhimento dos Humildes (Praça Frei Bento, s/n, Centro, Santo Amaro-BA)

Quanto: entrada gratuita