Movimento de escritoras e poetas retoma encontros poéticos em Salvador

As mulheres escritoras e poetas do Movimento Exploesia retomam suas atividades presenciais, regadas à música e poesia autoral do grupo. No segundo encontro após um longo recesso devido ao contexto pandêmico, o coletivo se reúne nesta quinta-feira (dia 25), a partir das 19h, na Fratello Pizzaria, no bairro da Graça, em Salvador. O público poderá desfrutar da apresentação do poema Tabacaria, de Fernando Pessoa (1888-1935), que será declamado pela poeta Vitória Régia.

As escritoras Vitória Régia e Dilu Machado criaram em janeiro de 2015 o Movimento Exploesia para acolher, revelar e dar voz à poesia autoral produzida por mulheres baianas, que encontram barreiras para trazer à tona seus talentos. Exploesia quer dizer explosão de poesias, mas as apresentações do grupo dialogam com outras linguagens artísticas como a música e a expressão corporal.

O grupo realiza eventos mensais em cafés e restaurantes, para mostrar que a poesia está pulsante e dialoga com variadas artes. A intenção é que as mulheres tragam a público suas produções literárias e que não fiquem no anonimato, como a falecida poeta Clotilde Sampaio, mentora do movimento. Atualmente o Movimento Exploesia totalizam 40 poetas, integradas ao longo das 63 edições realizadas até março de 2020.

As escritoras também se apresentam em hospitais, escolas, abrigos e feiras literárias, como a Festa Literária Internacional do Pelourinho – FLIPELÔ deste ano. Em 2019, elas montaram um espetáculo no Café-Teatro Rubi, na capital baiana. Desde o início da pandemia, realizaram mais de cem lives incluindo a primeira edição da Feira Literária Internacional do Movimento Exploesia – Fliexplô, num intercambio com poetas de Portugal.

Serviço:

O quê: Encontro do Movimento Exploesia

Quando: quinta-feira (dia 25), a partir das 19h

Onde: Fratello Pizzaria (Rua da Paz, nº 2, Graça, Salvador-BA)

Mais informações: Saiba mais sobre o grupo nas redes sociais: Instagram @movimentoexploesia e Facebook Movimento Exploesia

Claudia Correia

É assistente social, professora, mestre em Planejamento Urbano e Regional, jornalista e colaborado do site Rafael Veloso.com.br. E-mail: ccorreia6@yahoo.com.br