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Fabrício Boliveira e Paulo Lins participam da Mostra de Cinemas Negros Mahomed Bamba
Fabrício Boliveira e Paulo Lins participam da Mostra de Cinemas Negros Mahomed Bamba

Um bate-papo com o roteirista e romancista Paulo Lins e o ator Fabrício Boliveira abre a série de painéis da edição especial Olhares Periféricos, da Mostra Itinerante de Cinemas Negros Mahomed Bamba (MIMB). A cineasta e diretora executiva da Mostra, Daiane Rosário, também participa do encontro, que acontece na segunda-feira (dia 25), às 19h, e será mediado pela produtora audiovisual e coordenadora de produção artística da MIMB, Loiá Fernandes. O público pode assistir todos os painéis pelo canal da MIMB no YouTube.

No sábado (dia 30), às 18h, ocorre o painel Mulheres na Técnica, que vai debater o protagonismo feminino por trás das câmeras. As convidadas serão a jornalista e cineasta Olinda Yawar, a jornalista e produtora audiovisual Lindiwe Aguiar e a montadora Cristina Amaral. A mediação ficará a cargo da diretora de fotografia Fabiola Silva.

Distribuição e Captação de Recursos será o painel que irá reunir o co-fundador da Wolo TV, Licínio Januário, a produtora audiovisual Naymare Azevedo e a consultora de projetos e fundadora da rede EDUCARE, Kátia Brasileiro. O encontro, que será realizado na quinta-feira (dia 4/11), às 18h, vai discutir a viabilidade financeira para projetos audiovisuais. A diretora cinematográfica e coordenadora de curadoria nacional da MIMB, Taís Amordivino, fará mediação do painél.

O Cinema e suas Sonoridades encerrando a série de painéis da Mostra Itinerante de Cinemas Negros Mahomed Bamba, no sábado (dia 6/11), às 18h. Participam do painel que destaca o papel do som no audiovisual, Herison Pedro, Cristina Lima, Moisés Neuma e Marise Urbano, com mediação de Loiá Fernandes.

A edição Olhares Periféricos, da Mostra Itinerante de Cinemas Negros Mahomed Bamba, tem patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura, do Fundo Nacional da Cultura por meio do Ministério do Turismo com apoio financeiro da Novelis, tendo como parceiros e apoiadores a Wolo TV, Globo, VideoCamp, TVE Bahia, Hub Cultural, Olivieri Consultoria Jurídica, Rede Educare e Janela do Mundo.

A Mostra leva o nome do professor Mahomed Bamba, pesquisador fundamental sobre cinemas negros e diaspóricos, nascido na Costa do Marfim e radicado no Brasil, onde viveu por mais de 20 anos tendo falecido em 2015. Bamba foi um grande mestre que inspirou e inspira a luta por cinemas de representações plurais dos corpos negros.

Serviço:

O quê: Painéis da edição especial Olhares Periféricos, da Mostra Itinerante de Cinemas Negros Mahomed Bamba

Quando: segunda-feira (dia 25), às 19h – Abertura; sábado (dia 30), às 18h – painel Mulheres na Técnica; quinta-feira (dia 4/11), às 18h – painel Distribuição e Captação de Recursos; e sábado (dia 6/11), às 18h – O Cinema e suas Sonoridades

Onde: no canal da MIMB no YouTube

Mais informações: www.mimb.com.br

Documentário "A Meia Voz" sobre amizade e exílio chega às plataformas digitais
Documentário “A Meia Voz” sobre amizade e exílio chega às plataformas digitais

As perspectivas de duas mulheres sobre a amizade e o exílio é o que norteia o documentário cubano A Meia Voz, que chega às principais plataformas digitais brasileiras, nesta sexta-feira (dia 15). O longa acompanha a história de duas cineastas cubanas que fogem do país em busca de um futuro melhor. Anos mais tarde, elas se reencontram e compartilham suas memórias e a paixão pelo cinema, através de fotos, cartas e filmes, levando o espectador a mergulhar em suas vidas cotidianas vividas em diferentes países.

O longa documental foi escrito e dirigido por Heidi Hassan e Patricia Pérez Férnandez e reflete a situação dos refugiados da ilha, que foi governada por Fidel Castro durante quase 50 anos. “A migração é um processo doloroso, independentemente de onde você venha, mas no caso dos cubanos tem um componente adicional porque implica um duplo desenraizamento: o de sua cultura e fundo social e outro, do seu político-ideológico”, afirmam as diretoras.

O documentário autobiográfico foi o grande vencedor do Festival de Cinema Ibero-Americano de Fortaleza – Cine Ceará, em 2020. A Meia Voz ganhou o Troféu Mucuripe nas categorias de Melhor Longa-metragem e Melhor Montagem, para Heidi Hassan, Patricia Pérez Férnandez e Diana Toucedo. Como parte da premiação de melhor longa, o filme recebeu um prêmio em espécie para impulsionar a divulgação e distribuição do filme no país. Com distribuição da Synapse Distribution, A Meia Voz estará disponível para compra e aluguel nas plataformas de streaming Claro Now, Vivo Play, Amazon, Apple TV, Google Play e YouTube Filmes.

Serviço:

O quê: estreia nas plataformas digitais brasileiras do documentário A Meia Voz (A Media Voz

Quando: a partir desta sexta-feira, dia 15 de outubro

Onde: disponível para compra e aluguel nas plataformas de streaming Claro Now, Vivo Play, Amazon, Apple TV, Google Play e YouTube Filmes

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O amor entre uma judia e um umbandista na comédia “Amarração do Amor” que chega aos cinemas
O amor entre uma judia e um umbandista na comédia “Amarração do Amor” que chega aos cinemas

Um folheto escrito “Trago seu amor em 3 dias” foi o que uniu de maneira despretensiosa o casal Bebel e Lucas. Apaixonados e juntos há um ano, eles decidem se casar de maneira simples, numa cerimônia com o jeitinho dos dois. Mas não é bem assim que suas famílias idealizaram esse momento. Esse é o enredo da comédia Amarração do Amor, dirigida por Caroline Fioratti e que estreia nesta quinta-feira (dia 14), em cinemas de 250 cidades brasileiras, entre elas: Salvador, Recife, Fortaleza, Belo Horizonte, Belém, Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Palmas, Porto Alegre, Curitiba e Vitória.

Com distribuição da Paris Filmes, a comédia reúne os protagonistas Bebel, vivida pela atriz Samya Pascotto e Lucas, interpretado pelo ator Bruno Suzano, casal de religiões diferentes, e seus pais Regina (Cacau Protásio) e Samuel (Ary França) que vão entrar numa disputa que vai dificultar bastante o momento mais sonhado pelos filhos: o dia do casamento. Pai de Bebel, Samuel fará de tudo para que o casamento siga a tradição judaica, com direito a rupá e rabino. Mas, para isso, ele vai ter que enfrentar a determinação de Regina, mãe de Lucas e dedicada mãe de santo, que já chega fazendo planos e pedindo que a união aconteça no seu terreiro. É a partir daí que os dois protagonizam uma divertida disputa para que o rito de suas religiões prevaleça, mesmo contra a vontade dos filhos.

Também estão no elenco Malu Valle, Maurício de Barros, Lorena Comparato, Vinícius Wester, Bel Kutner e Cassio Pandolfh. O longa conta ainda com a participação especial de Berta Loran e Clementino Kelé. Com roteiro de Carolina Castro, Marcelo Andrade e Caroline Fioratti, o filme tem produção da Migdal Filmes, coprodução da Fox Film do Brasil e distribuição da Paris Filmes/Downtown Filmes.

“Essa mistura de religiões e tradições tem tudo a ver com a essência do povo brasileiro. Amarração do Amor é um filme original, inovador e que traz de volta às telonas o gênero que tanto faz sucesso aqui: a comédia romântica. O filme promete fazer o público rir e se emocionar com as diferenças culturais deste casamento para lá de inusitado”, adianta Márcio Fraccaroli, diretor Geral da Paris Filmes.

A produtora Iafa Britz, da Midgal Filmes, destaca a consultoria de Mãe Nancy (Umbanda) e de Michel Gherman (Judaísmo) que os auxiliaram desde a concepção do roteiro até as filmagens. “É uma comedia divertidíssima, mas tivemos todo o cuidado ao abordar as tradições de cada uma das religiões”, explica. “Todos temos alguma história para contar de embate com a própria sogra, ou o próprio sogro. Quisemos contar a história de um casamento como qualquer outro, mas uma união que possivelmente traria uma crise somente no Brasil. Logo neste país tão sincrético, o patriarca judeu e a matriarca umbandista travam uma disputa hilária de controle sobre os filhos. Eles vão descobrir que há mais coisas em comum que diferenças, mas são muito teimosos, e esse será o grande desafio para a celebração de amor”, conclui Iafa Britz.

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Mostra de Cinemas Negros promove oficinas gratuitas de produção audiovisual
Mostra de Cinemas Negros promove oficinas gratuitas de produção audiovisual

Estão abertas até o dia 15 de outubro as inscrições para as oficinas gratuitas de Produção Audiovisual promovidas pela Mostra Itinerante de Cinemas Negros – Mahomed Bamba – Olhares Periféricos. A edição especial tem parceria com a Globo e oferece aulas de Direção, Produção Audiovisual de Impacto Social, Produção Criativa, Roteiro, Direção de Arte, Som, Direção de Fotografia e Produção Audiovisual com celular. A ficha de inscrição on-line está no link: https://bit.ly/OficinasMIMB.

Os encontros acontecem de 26 de outubro a 5 de novembro, de maneira remota, e serão conduzidos por Jeferson De, Joyce Prado, Marise Urbano, Naina de Paula, Naymare Azevedo, Marcelo Lima, Amanda Lima e Fabíola Silva. As oficinas terão como resultado filmes de 1 minuto, que participam de um concurso com votação popular na segunda fase da formação.

Uma das idealizadoras e diretora geral da Mostra, Daiane Rosário explica a escolha pelo foco no laboratório. “Entendemos que a formação é o principal pilar para mudança social. Lançar um edição voltada para atividades formativas foi o caminho que encontramos para  capacitar novos agentes negros e prepara-los para o mercado de cinema e audiovisual. Precisamos de espelhos na frente e por trás das telas”, argumenta.

A Mostra leva o nome do professor Mahomed Bamba, pesquisador fundamental sobre cinemas negros e diaspóricos, nascido na Costa do Marfim e radicado no Brasil, onde viveu por mais de 20 anos tendo falecido em 2015. Bamba foi um grande mestre que inspirou e inspira a luta por cinemas de representações plurais dos corpos negros.

A edição da Mostra Itinerante de Cinemas Negros – Mahomed Bamba – Olhares Periféricos tem patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura, do Fundo Nacional da Cultura por meio do Ministério do Turismo com apoio financeiro da Novelis, tendo como parceiros e apoiadores a Wolo TV, Globo, VideoCamp, TVE Bahia, Hub Cultural, Olivieri Consultoria Jurídica, Rede Educare e Janela do Mundo.

Serviço:

O quê: Oficinas de Produção Audiovisual da Mostra Itinerante de Cinemas Negros – Mahomed Bamba – Olhares Periféricos

Quando: Inscrições até 15 de outubro. Aulas virtuais de 26 de outubro a 5 de novembro

Onde: ficha de inscrições disponível pelo link https://bit.ly/OficinasMIMB

Mais informações: www.mimb.com.br

Quanto: Gratuito

Circuito Sala de Arte reabre primeiro cinema em Salvador
Circuito Sala de Arte reabre primeiro cinema em Salvador

Depois de 18 meses fechado o Circuito de Cinema Sala de Arte volta a funcionar em Salvador. A partir desta quinta-feira (dia 7), o Cine MAM, no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-Bahia), será a primeira sala do circuito na capital baiana a voltar a exibir películas nacionais e estrangeiras.

A reabertura só foi possível depois de uma campanha que durou 40 dias para arrecadar doações para a Sala de Arte. A exibição dos filmes acontecerá semanalmente de terça a quinta, com quatro sessões. Na sexta, sábado e domingo acontecerão cinco sessões. Especialmente nesta segunda-feira (dia 11), véspera de feriado, ocorrerão cinco sessões. Confira programação desta semana abaixo e no site https://saladearte.art.br.

O funcionamento do Cine MAM obedece a todos os protocolos determinados pelas autoridades de saúde, municipais, estaduais e federais. Os cinemas de Salvador já estavam liberados a funcionar desde maio deste ano. Em função do fechamento durante a pandemia, o Circuito Sala de Arte passou por dificuldades e por isso foi realizada uma campanha de arrecadação de recursos.

“O sucesso da campanha foi essencial para a reabertura, mas o retorno do público às salas de cinema é que vai garantir a continuidade desses espaços de cultura e arte, tão importantes para a cidade”, enfatiza uma das sócias do Circuito, Suzana Argollo. Segundo ela, as demais salas ainda passarão por manutenção na estrutura física e equipamentos.

MAM-Bahia reabre espaços de forma gradual e por etapas

O Cinema Sala de Arte do MAM foi o terceiro espaço a ser aberto no museu que está reabrindo de forma gradual e por etapas. Os primeiros espaços reabertos à visitação pública em 17 de agosto foram com as salas expositivas da Capela e Casarão e a exposição O Museu de Dona Lina, seguido do Café Sala de Arte juntamente com os Pátios da Mangueira e do Pôr do Sol. “No próximo dia 19 de outubro estaremos reiniciando o Programa de Residências Artísticas do MAM-Bahia com a Pinacoteca do Beiru e até início de dezembro serão inaugurados o Espaço Lina Bo Bardi e o Espaço Unhão”, relata Pola Ribeiro, diretor do MAM-Bahia. Em 2022, acontecerá a entrega do Parque das Esculturas.

As áreas livres abertas até agora somam mais de 2.500 m² de espaços a céu aberto que garantem ventilação permanente e possibilidade de distanciamento entre as pessoas. As máscaras continuam obrigatórias. O MAM dispõe de aferição de temperatura na portaria, álcool gel e sinalizações internas e externas de segurança. O Pátio da Mangueira onde está a entrada do Cinema do MAM dispõe de mesas, cadeiras e sombreiros do Café Sala de Arte, com acesso aos espaços expositivos, ao café e sanitários. O local tem esse nome em função da mangueira com mais de 15 metros de altura e uma grande copa.


Confira a programação da Sala de Arte – Cine MAM – de 7 a 13 de outubro:

A DONA DO BARATO (La Daronne) – ESTREIA!

De Jean-Paul Salomé. Com Isabelle Huppert, Hippolyte Girardot, Liliane Rovère. França, EUA. 2021. Patience Portefeux (Isabelle Huppert) é uma tradutora policial francês-árabe que é especializada em escutas telefônicas para a unidade antinarcóticos. Um dia, enquanto escuta os traficantes procurados, ela descobre que um deles é filho da fantástica mulher que cuida da sua mãe. Duração: 1:46. Classificação: 16 anos.

12h30 (Apenas sábado, domingo, segunda e terça)

18h30 (DIARIAMENTE)

CRY MACHO – O CAMINHO PARA A RENDENÇÃO (Cry Macho) – ESTREIA!

De Clint Eastwood. Com Clint Eastwood, Eduardo Minett, Natalia Traven. EUA. 2021. Mike Milo (Clint Eastwood), um ex-astro de rodeio e criador de cavalos fracassado, aceita uma proposta de trabalho de um ex-chefe para trazer o jovem filho desse homem de volta do México para casa. A dupla improvável enfrenta uma jornada inesperadamente desafiadora, durante a qual o cavaleiro cansado do mundo pode encontrar seu próprio senso de redenção ensinando ao menino o que significa ser um bom homem. Duração: 1:45. Classificação: 12 anos.

14h30 e 20h30 (DIARIAMENTE)

O HOMEM QUE VENDEU SUA PELE (The Man Who Sold His Skin) – ESTREIA!

De Kaouther Ben Hania. Com Yahya Mahayni, Dea Liane, Monica Bellucci. Tunísia, França, Alemanha, Suécia, Turquia. 2021. Sam Ali, um jovem e impulsivo sírio que deixou seu país, pelo Líbano, para escapar da guerra. Almejando viajar para a Europa e viver com o amor de sua vida, ele aceita ter suas costas tatuadas por um dos artistas contemporâneos mais cultuados do mundo, transformando seu próprio corpo em uma linda e prestigiosa obra de arte. Duração: 1:48. Classificação: 14 anos.

16h30 (DIARIAMENTE)

Itaú encerra parceria com Espaço de Cinema Glauber Rocha, em Salvador - Foto: Pedro Moraes/GOVBA
Itaú encerra parceria com Espaço de Cinema Glauber Rocha, em Salvador

O Espaço Itaú de Cinema informou, através de comunicado em seu site, o fechamento de suas 17 salas em Salvador, Curitiba e Porto Alegre, a partir desta quinta-feira (dia 16). O banco Itaú mantinha parceria para a manutenção do Espaço de Cinema Glauber Rocha com quatro salas de projeção, em Salvador. Apesar do comunicado da instituição bancária, o gestor do cinema baiano, o cineasta Claudio Marques, afirmou que ele e o sócio, Adhemar Oliveira, manterão as atividades do espaço que funciona no prédio utilizado como cinema desde 1919 e que já abrigou o histórico Cine Guarani.

“Nós continuamos a acreditar nas salas de exibição e no Centro Histórico de Salvador. O Cine Glauber vai renascer depois dessa pandemia, desse momento terrível, ainda com mais força. Espero realmente poder contar com o apoio de toda a nossa sociedade. Precisamos de novos parceiros e vamos atrás. Temos pouco tempo para poder viabilizar uma nova equação, mas nós estamos confiantes que esse não será o ponto final dessa bela história”, afirmou Marques.

Ele agradeceu ao Unibanco-Itaú pela parceria que viabilizou a construção e manutenção das salas de exibição em Salvador. “Construímos um empreendimento que foi capaz de transformar uma região preciosa e que estava abandonada. Hoje, há um novo cenário”, ressaltou Claudio Marques, sócio-gestor do Espaço de Cinema Glauber Rocha.

As demais 40 salas de exibição do Espaço Itaú de Cinema localizadas em Brasilia, Rio de Janeiro e São Paulo continuarão funcionando mantidas pelo banco Itaú.

Integra da nota do Espaço Itaú de Cinema

Caros espectadores e cinéfilos de Salvador, o Espaço Itaú de Cinema comunica o fechamento de suas salas a partir de quinta-feira, 16 de setembro. Foram quase 13 anos de atividade, oferecendo uma programação que sempre incluiu títulos de várias partes do mundo, além de mostras, festivais, pré-estreias e projetos, como o Clube do Professor.

Agradecemos a presença de todos que puderam estar conosco e vivenciar a experiência de assistir filmes da nossa programação em nossas confortáveis salas. Estamos em tempos de adaptação a novos formatos de exibição e o Espaço Itaú de Cinema vai ampliar, para todo o país, o acesso gratuito a filmes e Mostras, através da plataforma Itaú Cultural Play, onde todos poderão acompanhar um pouco do nosso trabalho.

Muito obrigada e seguimos juntos.

Equipe Espaço Itaú de Cinema

Centro Cultural Coreano no Brasil promove festival on-line com filmes da Coreia do Sul
Centro Cultural Coreano no Brasil promove festival on-line com filmes da Coreia do Sul

O Centro Cultural Coreano no Brasil, em parceria com o Cine Belas Artes, de São Paulo, promove o festival de cinema on-line Volta ao Mundo: Coreia do Sul. De 16 a 30 de setembro, o público poderá assistir gratuitamente a grandes sucessos do cinema sul coreano através da plataforma de streaming À La Carte do cinema Belas Artes. A mostra vai contar com 12 longas-metragens, retratando diferentes décadas do país e seu desenvolvimento cultural ao longo dos anos. Para participar do festival, os interessados deverão inserir o código do voucher exclusivo (CULTURACOREIACCCBMES), que posteriormente deverá ser colocado no aplicativo À La Carte, para os usuários terem acesso exclusivo e gratuito aos filmes durante a mostra cultural.

Os títulos escolhidos são produções realizadas de 1961, mostrando a época do pós-guerra das Coreias, até 2016, apontando uma realidade cultural mais moderna. Os longas de destaque que estarão disponíveis na plataforma serão: Bala Sem Rumo (1961), de Yoo Hyun-mok; O Caminho para Sampo (1975), de Lee Man-hee; Amora (Classificação indicativa: + 18) (1985), de Lee Doo-young; Atrizes (2009), de Lee Jae-young; Paju (2009), de Park Chan-ok; A Empregada (2010), da Im Sang-soo; e Canola (2016), de Yoon Hong-seung.

O intuito do Centro Cultural Coreano no Brasil com o festival é celebrar o cinema coreano e colocar opções de longas-metragens aclamados pela crítica e inéditos no Brasil. Um dos destaques da mostra fica por conta dos filmes estrelados por grandes atrizes da atualidade como Youn Yuh-Jung (Atrizes, A Empregada e Canola), primeira atriz sul coreana a ganhar um Oscar.

Serviço:

O quê: Festival de Cinema Volta ao Mundo: Coreia do Sul

Onde: insira o código do voucher exclusivo (CULTURACOREIACCCBMES) na plataforma de streaming À La Carte do cinema Belas Artes. Baixe o aplicativo Belas Artes À La Carte na Google Play ou App Store. Disponível para Android, Android TV, Iphone, Apple TV e Roku

Quando: de 16 a 30 de setembro

Quanto: evento gratuito com cupom do CCCB exclusivamente disponível no Instagram do Centro Cultural Coreano no Brasil (@kccbrazil)

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