Pesquisar por:
Prêmio Braskem de Teatro homenageia Antonio Pitanga, Deo Carvalho, Ivana Chastinet e Frieda Gutmann
Prêmio Braskem de Teatro homenageia Antonio Pitanga, Deo Carvalho, Ivana Chastinet e Frieda Gutmann

Os atores baianos Antonio Pitanga, Ivana Chastinet e Frieda Gutmann e o maquiador e cabeleireiro Deo Carvalho serão os homenageados do 25º Prêmio Braskem de Teatro. A cerimônia de entrega da premiação acontece no próximo dia 13 de junho, às 20h, no Teatro Castro Alves, em Salvador. Pitanga será reconhecido pelos quase 60 anos dedicados à cultura. Ex alfaiate, sapateiro, gráfico e carteiro, Pitanga chegou ao mundo das artes pelo Movimento Cinema Novo, quando se torna um dos atores preferidos de Glauber Rocha. “Pitanga é um ícone da cena brasileira. Um baiano que nasceu no teatro, viveu as agruras do que era ser ator naquela época na Bahia e se tornou um símbolo de talento e resistência”, destaca Luiz Marfuz, diretor artístico da cerimônia.

Outro homenageado da noite será Deo Carvalho, cabeleireiro e maquiador há mais de trinta anos. Nascido em Cruz das Almas (BA), Déo é ator formado pelo Curso Abrindo Portas, de Walter Rozadilla, além de dançarino e coreógrafo. Carvalho foi o responsável pelo cabelo e maquiagem de vários espetáculos, como: Vixe Maria! Deus e o Diabo na BahiaEscândalo e Todo Mundo tem Problemas Sexuais. “Deo Carvalho é para nós um anjo do teatro baiano. Ele sempre apoia as produções teatrais com seu ateliê de beleza e vibra junto aos artistas com o resultado”, ressalta Marfuz.

A cerimônia do Prêmio Braskem de Teatro prestará, ainda, homenagens póstumas para a atriz e diretora teatral Ivana Chastinet, falecida em agosto de 2017, aos 54 anos de idade; e para a atriz Frieda Gutmann, que morreu em janeiro de 2018, aos 67 anos. “Frieda e Ivana foram duas atrizes guerreiras, cada uma no seu palco, mas ambas juntas na defesa da dignidade da profissão”, afirma o diretor artístico da cerimônia.

Projeto Mamá oferece atividades gratuitas em celebração ao mês das mães
Projeto Mamá oferece atividades gratuitas em celebração ao mês das mães

Oficinas de música e dança, além de ensaios fotográficos gratuitos. Essas atividades serão realizadas no Parque da Cidade, em Salvador, no próximo domingo (27), a partir das 9h. A iniciativa faz parte do Projeto Para Mamãe, com amor (MAMÁ), que contará com a participação da coach de mães, Thaísa Barros, do Family ON The Road. De acordo com Rayssa Barbosa, fundadora e coordenadora do projeto, o objetivo do projeto é proporcionar um ensaio fotográfico gratuito para mulheres grávidas em situação de vulnerabilidade social, “um registro do momento que mudará a vida delas para sempre”, comenta.

A atividade do MAMÁ se mantém por meio de doações e, além de Salvador, promove a ação nas cidades baianas de Madre de Deus, Simões Filho e São Francisco do Conde. No dia do evento serão coletadas doações destinadas ao projeto e serão comercializadas camisas com estampas exclusivas, desenvolvidas pela designer Rafaela Feliciano, no valor de R$25. Todo valor arrecadado será revertido para manter o projeto.
 
Serviço:
O quê: Amor Compartilhado – Projeto Para Mamãe, com amor – MAMÁ
Onde: Parque da Cidade, Salvador (Av. Antônio Carlos Magalhães, s/n, Itaigara)
Quando: domingo (27/05), a partir das 9h.
Link para Inscrições: https://bit.ly/AmorCompartilhado

A cantora Ivete Sangalo na San Island Weekend 2018 - Foto: Sercio Freitas
San Island anuncia edição em Trancoso com shows de Ivete Sangalo e Claudia Leitte em 2019

A edição da festa San Island Weekend 2019 deixará Morro de São Paulo e passará a ser realizado em Trancoso, também na Bahia. O anúncio foi feito por Ivete Sangalo, no final do show que marcou a 2ª edição do festival, na noite do último sábado (19). Outra novidade do festival, comandado pelo Grupo San Sebastian, é o show também da cantora Claudia Leitte, além da participação de 20 DJs nacionais e internacionais. A edição do San Island Weekend em Trancoso, será realizado de 31 de maio a 2 de junho de 2019 e os pacotes já estão à venda em www.sanislandweekend.com.

“Tem sido um pensamento constante nosso reunir as duas artistas num mesmo evento e esse encontro tinha que ser histórico. O San Island Weekend é uma realidade, é um projeto de sucesso e tinha como ficar ainda melhor, dentro do nosso conceito de valorizar destinos baianos, onde o Grupo San Sebastian nasceu”, destaca José Augusto Vasconcelos, um dos diretores.

“Ficamos muito felizes com o sucesso dessa segunda edição em Morro de São Paulo e mais ainda com a repercussão da próxima edição, em Trancoso. Os trabalhos já começaram e nosso objetivo é, sem dúvida, que a cada edição o evento se supere e alcance novas marcas e novos públicos”, ressalta André Gagliano, também diretor do Grupo San Sebastian.

Em 2018, foram 4 festas entre os dias 18 e 20 de maio, reunindo 4.000 pessoas e movimentando a baixa estação de Morro de São Paulo, que celebrou a lotação de sua rede hoteleira. O evento ainda marcou o retorno de Ivete Sangalo aos palcos para um show completo – a cantora havia se apresentado em trio elétrico e feito participações com outros artistas até o momento –, após o nascimento das filhas gêmeas, durante o Carnaval.

A arte livre será tema dos 25 anos do Prêmio Braskem de Teatro
A arte livre será tema dos 25 anos do Prêmio Braskem de Teatro

Refletir sobre as manifestações e o cerceamento artístico vividos nos últimos tempos. Esse será o tema principal da cerimônia de entrega dos troféus do Prêmio Braskem de Teatro. A tradicional premiação das artes cênicas baianas, que em 2018 comemora 25 anos, será realizada no próximo dia 13 de junho, no palco principal do Teatro Castro Alves, em Salvador.

“No ano passado, uma onda conservadora caiu em cima da produção dos artistas do país, em quase todas as áreas. Onda que se traduziu em proibições e manifestações contra obras de arte, acalorando o debate sobre a natureza, função, limites e (des)limites das artes”, lembra Luiz Marfuz, diretor artístico da cerimônia. Ele explica que o conceito da cerimônia, busca trazer, de algum modo, fagulhas do espírito de nosso tempo.

“O conceito da cerimônia será A arte é livre. Isso pode parecer óbvio, mas muitas vezes precisamos reafirmar o óbvio, para que não desapareça”, garante o diretor Artístico do Prêmio Braskem de Teatro, revelando que o evento terá música, dança, teatro e audiovisual, mas sem deixar escapar mais detalhes.

Arena Fonte Nova leva 70 estudantes de escola pública à Campus Party Bahia
Arena Fonte Nova leva 70 estudantes de escola pública à Campus Party Bahia

Cerca de 70 estudantes da Escola Municipal Amélia Rodrigues, do Tororó, em Salvador, são convidados da Arena Fonte Nova na segunda edição da Campus Party Bahia. O maior evento de tecnologia do mundo, que pelo segundo ano consecutivo utiliza toda a estrutura da Arena, foi aberto dia 17 e prossegue até 20 de maio. Nesta sexta-feira (dia 18), os alunos do 8º ano da escola pública, com idades entre 15 e 17 anos, participação da palestra da engenheira elétrica, Lorenna Vilas Boas, sobre o tema Expandir e não limitar, no palco Educação do Futuro, às 13h, dentro da programação da Campus Open.

“A inovação e sustentabilidade fazem parte da Arena Fonte Nova desde sua construção e está presente em toda sua operação. Esses são conceitos que nos ligam a Campus Party Bahia. Por isso, aproximar a comunidade do nosso entorno desses conceitos tão fundamentais em nosso tempo é o proposito ao trazermos esses jovens para a Campus”, ressalta Laís Coelho, analista de Comunicação e Marketing da Arena Fonte Nova. Durante a visita ao evento, os estudantes da Escola Municipal Amélia Rodrigues poderão visitar os espaços de startups, Campus Kids, de Educação do Futuro, além de acompanhar as competições de drones e os simuladores de realidade virtual.

Em 2018, a Campus Party realiza 300 horas de atividades. O evento é uma iniciativa do Governo do Estado, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Em sua primeira edição em 2017, a Campus Party recebeu cerca de 80 mil visitantes e 3 mil “campuseiros”. Para este ano, a expectativa é que cerca de 90 mil pessoas participem de atividades na área aberta do evento e 5 mil barracas abriguem “campuseiros” de todas as regiões do Brasil.

Serviço

O que: Visita de 70 estudantes da Escola Municipal Amélia Rodrigues à Campus Party Bahia

Data: sexta-feira, 18 de maio.

Horário: 13h

Local: Arena Fonte Nova, Palco Educação do Futuro

Exposição Ser Feliz é Para Quem Tem Coragem, em homenagem a Dona Canô, na Caixa Cultural Salvador - Foto: Ulisses Dumas
Últimos dias da exposição em homenagem a Dona Canô na Caixa Cultural Salvador

Um convite à cidade de Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo baiano, e à casa – sempre de portas abertas – da família Velloso, a exposição Ser Feliz É Para Quem Tem Coragem fica em cartaz até o dia 27 de maio, na Caixa Cultural Salvador, no Centro Histórico da capital baiana. A mostra homenageia Claudionor Viana Teles Velloso (1907 – 2012), ou simplesmente Dona Canô, uma das mais notáveis mulheres centenárias da Bahia. Ser Feliz É Para Quem Tem Coragem reúne objetos pessoais, fotografias, textos, canções, poemas, vídeos e depoimentos que perpassam os 105 anos de vida da matriarca da família Velloso.

Visitada por mais de 8 mil pessoas, a exposição conta com seis espaços cenográficos, criados pela cenógrafa Ana Kalil, que retratam o casarão branco e azul da família Velloso, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Purificação e a feira da cidade. Com curadoria assinada por Elaine Hazin, Ju Velloso Mesquita e Tania Fraccaroli, a mostra traz peças importantes do acervo pessoal de Dona Canô.

Os destaques vão para a coleção de terços e um altar de orações da homenageada, além de fotografias raras da família, textos em verso e prosa assinados por filhos e netos, além de depoimentos em vídeo – inclusive com falas dos filhos ilustres Maria Bethânia e Caetano Veloso – exibidos em projeções mapeadas em pratos dispostos sobre uma grande mesa, que reproduz o quintal da casa de Canô, um dos espaços mais afetivos da exposição.

Serviço:
O quê:
Exposição Ser Feliz é Para Quem Tem Coragem
Quando:
 de terça a domingos, das 9h às 18h, até 27 de maio 
Onde: Caixa Cultural Salvador (Rua Carlos Gomes, 57, Centro)
Entrada: Gratuita
Informações:
 (71) 3421-4200
Classificação: livre

Guig Ghetto comanda ensaio em Salvador neste domingo (20)
Guig Ghetto comanda ensaio em Salvador neste domingo (20)

A banda Guig Ghetto segue com a sua agenda de shows aquecida neste fim de semana em Salvador. Liderada pelo cantor Falcão, a banda comanda neste domingo (dia 20), a partir das 21h, no Zen Salvador, no Rio Vermelho, mais uma edição da festa Domingo do Zen. O projeto promete encerrar o final de semana com chave de ouro. Além de um show eclético, com grandes hits do pagode, a Guig Ghetto promete músicas que estão estouradas pelo Brasil afora e muita animação. Os ingressos variam de R$ 40 a R$ 60.

Serviço:

O quê: Domingo do Zen com Guig Ghetto e DJ Rodrigo Fiúza

Quanto: Domingo, dia 20, a partir das 21 horas

Onde: Zen Salvador (Rua Conselheiro Pedro Luiz, 314, Rio Vermelho)

Quanto: ingressos a R$60 (fora da lista) e R$ 40 (lista)

Informações: (71) 3335-3335 / 99953-6575 (WhatsApp) ou www.zensalvador.com.br