Espaço gastronômico no Forte São Diogo volta a receber o público

O Bistrô Mirante Forte São Diogo, no Porto da Barra, em Salvador, reabre as portas nesta quarta-feira (21), às 14h. O espaço, que segue os protocolos de prevenção à Covid-19, é mais uma opção de turismo e lazer na capital baiana. Oportunidade para o público contemplar as belezas naturais do lugar, os atributos históricos do Forte, a vista panorâmica do pôr do sol e do mar da Baía de Todos-os-Santos, além de desfrutar do cardápio gastronômico do local.

Instalado no Forte São Diogo, o Bistrô irá funcionar de quarta a domingo, a partir das 14h. Fortificação secular, que remete à fundação da primeira capital do Brasil, o Forte São Diogo foi construído em 1536. Situado na base do Morro de Santo Antônio, o Forte está ao lado direito da praia do Porto da Barra, local onde anteriormente existiu o Castelo do Pereira. A edificação abriga ainda o Espaço Carybé das Artes, dedicado as obras do pintor argentino Carybé (1911-1997), radicado na Bahia.

Gastronomia

O Bistrô oferece um menu com petiscos como: buratas, pastéis, palitinhos, hambúrgueres e porções de mini acarajés e abarás. Um dos destaques, entretanto, é o Mirante do Sertão. O prato leva purê de aipim, camarão, banana da terra e queijo coalho. Destaque também para o dadinho de tapioca feito com leite de coco, coberto com geleia de pimenta artesanal. Tudo isso acompanhado de bebidas, que vão desde sucos e refrigerantes, a uma seleção de cervejas especiais, whisky e drinks a base de gin, rum, tequila, cachaça e vodka.

Para quem não resiste a um doce, o cardápio oferece ainda opções de sobremesa como o Cartola do Rominho, que traz requeijão e banana grelhados, cobertos com doce de leite e polvilhados com açúcar e canela; Fondue de Morango, que é uma torta Búlgara com geleia de frutas vermelhas; e o Sorvete de Coco Verde, que vem acompanhado de calda de gengibre.

Serviço:

O quê: Bistrô Mirante do Forte São Diogo

Onde: Forte São Diogo, Av. Sete de Setembro, Barra

Quando: de quarta a domingo, a partir das 14h

Quanto: não é cobrado entrada ou couvert artístico.